Comentários sobre o sistema de ar condicionado da S10 2.4

O sistema de ventilação interna possui 4 velocidades, mas não tem filtro antipólen (filtro de cabine) o que possibilita a entrada e o acumulo de sujeira nos dutos de ventilação, ventilador e evaporador. A única posição em que não coleta ar externo (reciclo) é o primeiro estágio do botão do AC. A durabilidade deste ventilador fica afetada com o acumulo de sujeira, o que pode ocasionar o seu aumento de consumo de corrente e derreter os terminais do seu relé de 5 pinos ou ainda causar a queima dos resistor da ventilação interna. Quando se coloca o seletor na posição de direção para o para-brisas, o compressor sempre é acionado, para enviar ar “frio” e seco para o para-brisas.

As Mangueiras não costumam vazar, os principais vazamentos são na válvula de serviço de alta pressão e no compressor.

Este sistema é equipado com um compressor CVC DELPHI, com 6 pistões e 125 cilindradas variáveis, utiliza cerca de 150ml de óleo PAG 46 e cerca de 450g de fluído refrigerante R134a. (Este compressor é muito parecido com o do Vectra 2003, porém os 3 furos de fixação são deslocados alguns milímetros para os lado). O compressor pode ficar ruidoso, um dos motivos pode ser o prematuro desgaste radial dos pistões. Em caso de troca do compressor, é necessária a limpeza interna do sistema (flush), a troca do filtro acumulador e tubo de expansão.

O condensador possui dutos e galerias internas que dificultam muito sua limpeza, é recomendada a troca do condensador. O compressor geralmente é um forte suspeito a vazamentos de óleo e fluído refrigerante e isso afeta o rolamento da polia.

Quando se troca o jogo de vedações, se recomenda também trocar o rolamento da polia do compressor, que já teve sua graxa “lavada” pelo óleo do compressor. O sistema é dotado de um tubo de orifício calibrado (OT) na linha de alta, localizada na entrada do evaporador de baixo (na parte de baixo do evaporador). Quando há desgaste do compressor, as limalhas dele se acumulam no filtro do tubo de orifício calibrado.

O filtro acumulador fica na linha de retorno (linha de baixa), o que evita o possível retorno de fluido refrigerante no estado líquido para o compressor. Este filtro secador trabalha com fluido refrigerante com temperatura próxima a zero grau, eventualmente pode ocorrer a formação de “gelo” ao seu redor. Já houve no mercado de reposição, filtros acumuladores importados com problemas de fabricação, onde o tubo pescador de óleo ficava acima do nível recomendado ( cerca de 4 cm), ocasionando falta de óleo e travamento prematuro do compressor.

O sistema não necessita termostato, pois o compressor é de fluxo variável e se ajusta a necessidade de vazão de fluido refrigerante, evitando o congelamento do evaporador em condições de eficiência alta. Caso um dos parafusos de fixação do filtro acumulador se solte, o peso do filtro acumulador fica projetado em cima do evaporador, o que pode causar a trinca do mesmo.

Na linha de alta junto ao tubo do conector de alta fica localizado o transdutor de pressão (3 pinos) que está ligado ao módulo de injeção e informa a pressão do fluido refrigerante na linha de alta. Para substituir o radiador de ar quente, é necessário afastar o painel. Este radiador fica localizado atrás do porta-luvas. O acionamento de ar quente é controlado apenas por uma portinhola acionada por um motor elétrico (este motor eventualmente pode apresentar problemas e travar). Mesmo não acionando o ar quente, este radiador sempre recebe água quente do motor.

Quando o motor está quente ao ligar o ventilador, pode se perceber a saída de alguns litros de ar aquecido nos difusores, mesmo com o ar quente fechado.

 

Mário Meier Ishiguro – ISHI

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