Renault Scénic

Ar Condicionado, características de seu funcionamento e manutenção:

Este modelo é equipado com um sistema do tipo europeu, ou seja, com filtro secador na linha de alta e válvula de expansão.

O sistema trabalha com cerca de 700 a 750g de fluido refrigerante R134a. Se for equipado com compressores Sanden, utiliza cerca de 150 a 180 ml de óleo SP10 – PAG 46, mas se for compressor Harrisson Delphi V5, utiliza cerca de 190 a 230 ml de óleo PAG 150 (de 2001 em diante).

Até 2001 podemos encontrar compressores modelo SD 7V 16 SANDEN e de 2001 em diante, o sistema é equipado com um compressor modelo V5 Harrison DELPHI, ambos compressores são de pistões com cilindrada variável de até 160cc, o que dispensa a utilização de termostatos ou sensores de temperatura anti congelamento do evaporador.

O compressor V5 é mais “vazador “ que o compressor Sanden.
Ambos possuem válvula controladora de fluxo (torre).

Ao trocar as vedações, deve-se prestar atenção ao acabamento da superfície do virabrequim do compressor, que se estiver muito oxidado, pode até condenar todo o compressor.

Ao realizar o serviço de troca das vedações do compressor, devemos lembrar de incluir a troca do rolamento da polia do compressor, pois o óleo do eixo do compressor vaza para o rolamento diluindo sua graxa e reduzindo sua durabilidade.

A polia do virabrequim do motor do carro possui um revestimento intermediário de elastômero para amortecer vibrações. Caso este revestimento se solte, ocorre o ruído de “patinar correia” ao ligar o ar condicionado.

As Válvulas de serviço de alta e baixa pressão são de fácil acesso:

No modelo até 2001 a válvula de serviço de alta fica no filtro secador.

O filtro secador é uma peça comum de troca.
Este veículo possui dois modelos de condensador:  até 2001 é um modelo e a partir de 2001 é outro.

O eletroventilador tem cerca de 18 polegadas e fica atrás do atrás do radiador. Ele possui um resistor para fornecer a 1ª velocidade mais lenta do ventilador.

O evaporador é o mesmo para todas e pode apresentar vazamento. Para sua substituição, é necessário remover o painel para abrir a caixa de ventilação. A válvula de expansão é de difícil acesso, entre o cofre do motor e o painel.

Muitas Scenic vêm sem o filtro de cabine. É possível adaptar um filtro, recortando a tampa do alojamento da caixa evaporadora.
Se ela já tiver o filtro, seu acesso é por baixo do portaluvas.

Porém, com ou sem o filtro de cabine, ao coletar ar externo, o ventilador que fica na posição antes do filtro de cabine, fica sujo e se tiver pedaços maiores de sujeira, pode ficar desbalanceado. Eventualmente o ventilador pode ser retirado para limpeza.

O resistor da ventilação interna também pode queimar. Seu acesso requer tirar a capa do painel.

O comando do ar condicionado é por um botão. O botão da ventilação se virado para a esquerda (sentido anti horário) faz a função recirculação do ar e para a direita (sentido horário) ele coleta ar da rua.
A comunicação com o módulo de injeção é feita por um transdutor de pressão (3 pinos) na tubulação de alta, na saída do condensador.  A fiação deste transdutor geralmente atrita com a tubulação de baixa, na entrada do compressor, causando vazamentos de fluido refrigerante.

Para retirar a mangueira de baixa é recomendado ter uma ferramenta do tipo “saca spring Lock”. A maioria dos flanges não utiliza o’ring, mas vedações tubulares especiais.

Mário Meier Ishiguro – ISHI

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