Comentários sobre o sistema de ar condicionado da Zafira
A Zafira tem um sistema de ar condicionado muito parecido com o do Astra, com quem compartilha algumas peças. Quem já teve uma Zafira, certamente já visitou alguma oficina de ar condicionado.
Peças de ar condicionado da Zafira são comuns em oficinas especializadas, como: filtro secador, filtro antipólen válvula de serviço de alta, vedações de compressor, rolamento da polia de compressor, transdutor de pressão, compressor CVC Delphi, mas se a Zafira for abaixo de 2002, o compressor é mais difícil de encontrar (DENSO 7SB16).
Vamos citar os problemas mais comuns, sendo que alguns deles ocorrem sem que o cliente perceba e outros problemas acabam afetando e danificando outros componentes (efeito dominó).
Até 2002 a Zafira utilizava o compressor DENSO variável de sete cilindros e 160 cm³, um ótimo compressor, mas em caso de substituição, é mais difícil de encontrar um novo original (figuras 1 e 2). Nestes modelos a mangueira de alta também era um grande problema por ser muito sinuosa e muito próxima do escapamento do motor (figuras 3 e 4).
Após 2002 o sistema foi equipado com um compressor CVC DELPHI (figura 5), com 6 pistões e 135 cilindradas variáveis, utiliza cerca de 180ml de óleo PAG 46 e cerca de 700g de fluido refrigerante R134a. É muito comum a troca das vedações deste modelo de compressor “CVC” em oficinas especializadas.
Com qualquer um dos modelos de compressor DENSO ou DELPHI, se ao ligar o ar condicionado houver um forte ruído interno do compressor, deve-se considerar a troca do compressor, o filtro secador e a limpeza completa interna dos dutos, mangueiras, evaporador e condensador. Um serviço que não sai barato, podendo passar de dois mil reais.
O condensador (figura 6) é assistido por dois eletroventiladores que trabalham no sistema série/ paralelo. Os eletros só entram em funcionamento na 1ª velocidade quando a pressão do fluido refrigerante na saída do filtro secador chega próxima dos 16 bar.
Após 2010 o condensador mudou e perdeu o eletroventilador frontal, ficando apenas eletro de trás do radiador. A carga de fluido refrigerante foi reduzida. O filtro secador passou para dentro do condensador, do tipo “cartucho”. O Vectra e o Astra 2010 partilham o mesmo condensador. Outros modelos da GM 2010 também sofreram reduções na quantidade de fluido refrigerante.
A 2ª velocidade da ventoinha é acionada quando a pressão do fluido refrigerante após o filtro secador passa dos 20 bar.
Esta pressão do fluido refrigerante é medida no transdutor de pressão que fica na saída do filtro secador.
Este filtro secador é pequeno (igual ao do Astra 98 e Vectra 2006) (figuras 7,8 e 9).
Quando este filtro secador satura, a pressão que chega ao transdutor é menor do que a do condensador. Ou seja, quando o transdutor realmente deveria pegar a sobrecarga de pressão, pela posição em que o transdutor está Este não monitora isso. Isso resulta em desgaste prematuro e quebra do compressor, queima da bobina do compressor (figura 10), vazamento no compressor, vazamento na mangueira de alta, vazamento na válvula de serviço de alta e muitos outros danos, além de afetar a eficiência do sistema.
Geralmente muitas oficinas sabendo deste problema, providenciam a troca deste filtro secador por volta dos 60 a 80 mil Km ou antes
O teste para a verificação da obstrução do filtro secador é relativamente simples:
Deve se observar a pressão na linha de alta com um manômetro e comparar com a pressão que o transdutor marca através de um scanner. Se a pressão indicada no scanner for muito menor que a pressão do manômetro, há indícios de obstrução no filtro secador.
A válvula de serviço de alta (figura 11) fica na entrada do condensador e costuma vazar fluido refrigerante, apenas conectando e desconectando o engate rápido de serviço de alta.
O engate de serviço de baixa fica na mangueira de baixa, na frente do coletor de escapamento do motor.
Após 2002 A Zafira mudou também as mangueiras (figura 12), mas continuou alvo de vazamentos, causados pela vibração, atrito, trincas, temperatura do escapamento, etc.
O compressor geralmente é um grande suspeito a vazamentos de óleo e fluido refrigerante pelo “lip seal” (figura 13). O fluido refrigerante quando vaza aos poucos, vai para a atmosfera, mas o óleo segue escorrendo em direção á vedação do rolamento da polia.
Quando se troca o jogo de vedações, se recomenda também trocar o rolamento da polia do compressor, que já teve sua graxa “lavada” pelo óleo do compressor. Esse procedimento “casado” diminui os riscos de problemas posteriores e aumenta o faturamento da oficina.
Eventualmente o rolamento trava e roda em cima do alojamento, que é a carcaça do compressor, neste caso o recomendado é trocar o compressor, pois esta carcaça não é vendida separadamente. O calor gerado neste atrito pode queimar a bobina do compressor (figura14).
O sistema de ventilação também pode apresentar problemas, um agravante é o fato do filtro de cabine estar depois do ventilador (figura 15), o que permite a entrada de sujeira direto para o motor da ventilação, o que afeta sua durabilidade, além de manter a caixa de ventilação sempre suja.
Dependendo do uso, o filtro de particulas (antipólen ou microfiltro), pode substituído a cada 15mil Km ou a cada 6 meses, o ideal é colocar um filtro de carvão ativado (como vem o original) que reduz muito os odores da ventilação, funcionando como uma espécie de “catalizador “de odores.
O filtro antipólen saturado pode afetar a sensação térmica, diminuindo a vazão do ar nos difusores e reduzindo a eficiência do sistema.
A tampa do alojamento do filtro antipólen é presa por grampos.
O ventilador interno sujo (figura 16) fica desbalanceado e vibra o painel nas velocidades maiores.
O eixo da portinhola do sistema de recirculação pode se quebrar, o que pode gerar ruído atrás do porta luvas, uma espécie de estalo continuo. Este kit recirculação pode ser trocado, mas é difícil de ser encontrado, por isso muitas oficinas travam este sistema.
O módulo de variação de velocidades do ventilador interno digital (figura 17) pode apresentar defeito também. Ele pode ser encontrado nas concessionárias.
O gotejamento interno de água de condensação, só quando liga o ar condicionado também pode ocorrer, e uma das soluções é adaptar uma mangueira junto à saída do dreno da caixa evaporadora (problema que ocorre no Astra também) (figuras 18, 19 e 20).
Alguns modelos com o painel digital, também podem apresentar problemas no acionamento do ar quente, onde a engrenagem do atuador elétrico da válvula de ar quente (figura 21) quebra e mantém a válvula fechada desta forma não sai ar quente nos difusores, mesmo aumentando a temperatura no display (figura 22).
O funcionamento desta válvula de ar quente pode ser eliminado, deixando-a instalada, mas com sua portinhola aberta com passagem do fluxo de água para o radiador de ar quente e o motor elétrico que a aciona não será mais conectado. O controle de temperatura será feito apenas pelo damper de ar quente, como o da Zafira e Astra 2006 em diante.
A Zafira possui difusores instalados na parte traseira do console central, porém eles têm pouca vazão de ar e é comum encontrar seus difusores quebrados, os passageiros traseiros podem facilmente bater os pés nesses difusores.
O evaporador (figura 23) pode apresentar vazamentos e para substituí-lo não é necessário remover o painel.
Os comentários e dicas descritos aqui visam mostrar as características, os principais problemas e alguns procedimentos para manutenção vividos em situações de oficina. É possível que algum técnico tente fazer a restauração de algum componente, isso não é impossível, mas nem sempre é viável técnica e comercialmente. Trabalhar com manutenção de ar condicionado automotivo deve ser prazeroso e bastante lucrativo. Por isso fica a dica para alguns colegas do setor, repense a forma de montar e passar o orçamento para os clientes valorize o seu conhecimento, a sua estrutura, seu estoque, seu nome, seus impostos, etc. Não queime o mercado, pense no mantenimento e na sustentabilidade de sua empresa, além de um ótimo técnico você tem que ser um ótimo administrador. Se o seu concorrente está trabalhando por trocados, não se iguale a ele. Veja se não está na hora de mostrar ao mercado o seu diferencial ou até mudar de clientes.
Mário Meier Ishiguro – ISHI
3 Comments
This is a great tip particularly to those new to the blogosphere. Madalyn Walden Nunci
Boa tarde
tenho um oficina no interior de Sao Paulo,esou com um zafira 2.0 8v 2004, que hora funciona o ar condicionado hora nao funciona. Percebi que no scanner a pressao do sistema nao passou de 17bar. Esse funcionamento e normal?
E esse problema pode ser central de injecao??
Tod vez que eu dou o comando pelo scanner de acionar o rele do ar, a central correspondeu.
Desde ja obrigado pela publicaçao.
Boa tarde Wigor, tudo certo? Aqui é a Bruna. Primeiramente desculpe a demora.
Na Zafira este funcionamento de pressão é normal.
Verifique se o positivo da bobina do compressor cai quando o ar para de funcionar. Se não houver sinal, verifique o relê do compressor, o sinal que arma o relê também cai? Se o sinal que arma o relê cai, é porque a injeção está cortando este sinal, verifique com o scanner anomalias no sistema. ; )