O Hyundai TUCSON tem um ar condicionado muito eficiente, com acionamento simples e fácil de usar. É equipado com um compressor Doowon 10P15 de deslocamento FIXO de 10 cilindros (com dois tipos de furação), também pode ter para reposição o compressor HS 15 Halla, ambos com embreagem eletromagnética e 150 cm³.
Utiliza Fluído refrigerante R134a, cerca de 500g e óleo PAG 46, cerca de 180 ml. Com relação à manutenção, um dos maiores problemas são os vazamentos e ruídos no compressor. É recomendado tirar este compressor por baixo do carro.
Também não devemos esquecer que ao trocar o compressor, a recomendação é limpar a tubulação (FLUSH) e trocar o filtro secador. As válvulas de serviço são de fácil acesso, ao lado do reservatório de óleo da direção hidráulica. O eletroventilador fica posicionado na parte de trás do Radiador de água, mas para acessar o condensador é necessário retirar o parachoques.
O filtro secador fica posicionado na saída do condensador. O sensor de temperatura de anti congelamento, fica posicionado na lateral da caixa evaporadora, abaixo do portaluvas, eventualmente este sensor pode apresentar problemas, causando congelamento do evaporador em viagens. Eventualmente algum plug mal encaixado no “chicote” pode causar falhas no funcionamento do sistema de ar condicionado. O monitoramento da pressão do fluído refrigerante é feito por um pressostato de 4 pinos, na linha de alta.
O acesso ao filtro antipólen fica atrás do portaluvas, é necessário cuidar com o cabo limitador da tampa do portaluvas no lado direito da mesma. Sua troca é recomendada de 6 em 6 meses, dependendo da utilização do veículo. A válvula de expansão é de fácil acesso, apesar de não ser comum apresentar problemas. As peças ainda não são encontradas com muita facilidade nas distribuidoras especializadas de peças de ar condicionado e geralmente devem ser encomendadas nas concessionárias.
Mário Meier Ishiguro – ISHI
Nenhum comentário para essa dica ainda. Seja o primeiro!