Tanto os proprietários do veículo, como técnicos das oficinas, já devem ter percebido que este modelo apresenta uma série de problemas no sistema de ar condicionado, como segue:
Compressor: (2002 a 2005)
Fabricado pela Denso, não tem conjunto de embreagem eletromagnética, seu virabrequim sempre solidário com a polia do compressor e as demais polias do motor, é um compressor de cilindrada variável.
Possui uma eletroválvula no cabeçote, que através de pulsos elétricos, pilota o núcleo da válvula, e por sua vez a alteração de pressões no cárter do compressor, ocasionando o aumento e diminuição sua cilindrada, criando o deslocamento do fluxo de fluido refrigerante. Essa eletroválvula até pode apresentar problemas, neutralizando o compressor.
Também há queixas de compressores ruidosos, com baixa quilometragem, esses ruídos são a soma de desgastes e não tem reparo.
Outro problema é o desgaste prematuro de um dos pivôs de articulação do virabrequim, travando-o para o aumento de cilindrada.
Em todos os casos, se recomenda a troca do compressor, que não é um item muito barato.
No caso de vedações vazando ou rolamento da polia ruidoso, não é preciso trocar o compressor, essas peças podem ser substituídas. Porém em alguns modelos a simples desmontagem do conjunto de acoplamento pode ser um grande problema, pois o acoplamento pode quebrar na desmontagem (classe A também). Neste caso, existe um acoplamento de alumínio para substituição ao original para venda, mas encarece o serviço.
Quando o compressor apresenta problemas de desgaste ou trava, deve ser substituído, e muito importante é além de fazer a correta limpeza do sistema, é trocar o filtro secador, que neste caso, está dentro do condensador. O recomendado é trocar o conjunto (condensador / filtro secador), elevando ainda mais o valor deste serviço.
Sensores de temperatura e transdutor de pressão:
Para evitar o congelamento do evaporador, existem sensores que monitoram a temperatura, porém um deles, localizado atrás da caixa evaporadora, pode estragar, inabilitando o envio de pulsos para a eletroválvula do compressor, assim o ar condicionado não funciona.
Sistema de reciclo:
Principalmente no sistema Climatic, com botões e teclas, o sistema de reciclo ás vezes deixa de funcionar, ou aciona, mas não acende a tecla, pode voltar a funcionar e geralmente o problema está no painel de comando.
Ventilador interno ruidoso:
Por ter um filtro antipólen após o ventilador, quando coletado ar do exterior (sem o reciclo), pode haver a captação de folhas e sujeira, o que resulta além de sujeira na caixa de ventilação, também em ruído e desbalanceamento do ventilador e desgaste prematuro, pois pode trabalhar com poeira, antes do filtro antipólen.
Filtro antipólen:
É um item de troca periódica, principalmente se o reciclo já não funciona, ele satura e bloqueia a vazão de ar para o evaporador e difusores, perdendo a eficiência do sistema. Infelizmente este filtro é colocado após o ventilador, como o FOX, Palio, Stilo, Novo Vectra, Astra, etc. possibilitando a entrada de sujeira para o ventilador e a voluta.
Eletroventiladores:
São dois eletroventiladores, O Principal, maior e o auxiliar, menor, ambos servem para o arrefecimento do radiador e do condensador do ar condicionado, porém é muito comum um deles ou até os dois pararem de funcionar, (comum no Golf/ A3/ Bora) sem o motorista perceber, afetando o arrefecimento do motor e do fluido refrigerante, ocasionando sobrecarga no compressor, nas vedações em geral, falta de eficiência e até o comprometimento do compressor (desgaste), como sequelas.
Todos esses problemas ocorrem no modelo POLO, principalmente de 2002 a 2005, e não tem uma seqüência regular, podem se manifestar aleatoriamente, ou quando o carro chega a oficina , alguns deles já podem estar ocorrendo e após o reparos deles, outros podem ocorrer, o que deixa os donos de POLO não muito satisfeitos, ás vezes com as oficinas reparadoras, que muitas vezes não tem como prever esses danos com antecedência.
Mário Meier Ishiguro – ISHI
Nenhum comentário para essa dica ainda. Seja o primeiro!