Sistema de ar condicionado do Xsara Picasso 2002, problemas mecânicos.
Como qualquer outro sistema de ar condicionado, este modelo, também pode apresentar problemas, vamos comentar alguns:
Evaporadores:
É muito comum o vazamento de fluido refrigerante nos evaporadores tanto dianteiro como no traseiro.
Para acessar o evaporador dianteiro deve-se remover o painel, retirar e abrir a caixa evaporadora.
O evaporador traseiro fica embaixo do banco dianteiro direito.
Também pode ocorrer o vazamento na válvula de expansão traseira, junto ao evaporador, que se retirado, pode-se limpar o filtro antipólen traseiro.
Compressor:
Fabricado pela Sanden, é um compressor de pistões axiais de cilindrada variável, que pode apresentar eventuais vazamentos.
Também há queixas de compressores ruidosos, com baixa quilometragem, esses ruídos são a soma de folgas e não tem reparo.
No caso de vedações vazando, válvula compensadora de fluxo ou rolamento da polia ruidoso, não é preciso trocar o compressor, essas peças podem ser substituídas.
Condensador:
É raro, mas pode vazar por corrosão ou por perfurações de pedras ou colisões.
Mas os resistores do eletroventilador, podem queimar com mais frequência.
Válvula de expansão dianteira:
Pode apresentar vazamentos e em determinadas condições de desgaste, regulagem e pressões, podem também apresentar um ruído, uma espécie de “assovio ou uivo” eventual, que não prejudica o funcionamento, mas causa incomodo ao cliente.
Filtro antipólen:
É um item de troca periódica, principalmente se o veículo trafega por regiões com muito pó. Seu acesso é fácil, no cofre do motor, acima das conexões de serviço, uma tampa plástica com 3 porcas plásticas.
O filtro antipólen traseiro, fica embaixo do banco do passageiro e raramente é substituído.
Ventilador interno dianteiro inoperante ou ruidoso:
A falha no ventilador é causada pelo desgaste das escovas e coletor. Nos modelos manuais, pode ocorrer também o derretimento do terminal da resistência da ventilação ou até a queima da resistência. (igual ao 206, 207 e 307)
Por ter um filtro antipólen antes do ventilador, quando coletado ar do interior do veículo (com o reciclo), pode haver a captação pequena de papéis, folhas e sujeira, o que resulta além de sujeira na caixa de ventilação, também em ruído e desbalanceamento do ventilador e desgaste prematuro.
Eletrônica:
A parte eletrônica é a mais “querida” pelos reparadores, que nem sempre conseguem entender ou acessar o seu circuito…
Professor/Instrutor Mário Meier Ishiguro – ISHI
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