O Peugeot 307 tem um sistema de ar condicionado muito eficiente, similar ao do Citröen C4. Utiliza Fluido refrigerante R134a, cerca de 500g e óleo PAG46, cerca de 170 ml.

Pode vir equipado com duas versões de compressor. Ambos SANDEN, porém com o comando digital, o compressor é de fluxo variável eletronicamente de 6 cilindros e de até 120 cm³, com embreagem eletromagnética. O fio verde da bobina é o sinal positivo (plug amarelo) e o sinal positivo do solenoide é o fio branco (plug preto).

Com relação à manutenção, um dos maiores problemas são os vazamentos, mas outros componentes, com o uso, também podem apresentar problemas, como segue: O eletroventilador fica posicionado na frente do condensador, mas seu chicote (fiação) pode se soltar da carenagem e ficar atritando com os dutos do condensador causando vazamento do fluido refrigerante.

Geralmente é possível retirar o condensador e repará-lo. Mas a fiação deve ser fixada para evitar novos danos. Vista superior entre o condensador e o eletroventilador, mostrando o fio do eletroventilador solto. O evaporador pode apresentar vazamento, mas para sua substituição é necessário retirar o painel e a caixa evaporadora.

As tubulações são presas com abraçadeiras plásticas com amortecedores de vibração, mas é muito comum o elastômero amortecedor se soltar da abraçadeira e a tubulação ficar atritando com o chassi ou na própria abraçadeira, causando furo na tubulação. A tubulação de retorno (baixa) possui uma mufla que tem a função de evitar o eventual retorno de fluido na fase líquida para o compressor. O monitoramento da pressão do fluido refrigerante é feito pelo transdutor de pressão, localizado na linha de alta, antes da válvula de expansão. Ele é ligado direto ao módulo de injeção. O filtro secador é fixado ao lado do condensador (cartucho externo).

O controle do sistema de ar condicionado pode ser manual ou digital com “bi zone” O sistema de ventilação analógico (manual) pode parar de funcionar devido ao derretimento do fusível (mecânico) do resistor de ventilação. Seu acesso é próximo ao pedal do acelerador. Nos comandos digitais ele possui um módulo localizado no mesmo lugar do resistor. Em caso de vazamento no radiador de ar quente, haverá gotejamento de água do sistema de arrefecimento ao lado do pedal do acelerador. Para substituí-lo não é necessário retirar o painel, ele é fixado á caixa de ventilação como uma “gaveta”.

O acesso ao filtro antipólen fica no compartimento do motor, atrás de uma proteção antirruído,. Sua troca é recomendada de 6 em 6 meses, dependendo da utilização do veículo. Os modelos equipados com o compressor Sanden eletrônico, aquele com o solenoide no cabeçote, podem ter problemas de ligar o compressor e as pressões não se alterarem.

Professor/Instrutor Mário Meier Ishiguro – ISHI

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