Comentários sobre o Ar condicionado do Peugeot 206

  • O Peugeot 206 possui um sistema de ar condicionado que em suas versões de motor 1.0, 1.4 e 1.6 com o passar do tempo, podem apresentar alguns problemas.
  • Vamos aqui citar os problemas mais comuns e de mais fácil resolução, são aqueles itens que você já pode verificar quando este modelo entrar em sua oficina:
  • O sistema trabalha com cerca de 480g de fluido refrigerante R134a.
  • Até 2007 o compressor é um Sanden 6V12 de 6 cilindros, fluxo variável e 120 cm³, utiliza cerca de 140 a 160 ml de óleo PAG 46, eventualmente pode ocorrer um vazamento na vedação do Lip Seal (selo) do virabrequim do compressor. Caso isso ocorra recomenda-se a troca do rolamento da polia do compressor também.
  • Á partir de 2007 o 206 1.4 e 1.6 pode ser equipado com compressores CVC DELPHI de 125 cm³ e fluxo variável. E cerca de 150 a 180 ml de óleo PAG 46.
  •  No sistema de ventilação é comum o derretimento do terminal do RESISTOR do ventilador, causando a parada ou falhas na ventilação, ou ainda só funciona a ventilação na 4ª velocidade.
  • Pode-se trocar o resistor e ser feita ligação alternativa com fios 4 mm² estanhados direto nos fios até o resistor, pois nem sempre se encontra este terminal para substituição. O acesso é pela entrada da recirculação de ar, atrás do porta luvas, na parte superior esquerda. Isso geralmente ocorre ou por mal contato nos terminais ou por consumo elevado de corrente do motor da ventilação.
  • No acionamento do eletroventilador dianteiro, o eventual problema pode ocorrer quando o resistor do eletroventilador do condensador queima, isso faz com que a 1ª velocidade do eletroventilador deixe de funcionar, ocasionando elevação da pressão e temperatura do fluido refrigerante, baixando a eficiência, isso geralmente passa despercebido e pode sobrecarregar o sistema a longo prazo. Caso isso ocorra verifique se o resistor não está queimado e o substitua, sua localização é na parte inferior da carenagem do eletroventilador.
  • Pode ocorrer também algum vazamento de fluido refrigerante e óleo nas vedações do filtro secador e válvula de expansão gerando uma diminuição da eficiência ou não liga compressor.
  • Outro Vazamento ainda mais comum no 206 é no condensador, na tubulação de entrada do condensador ocorre uma trinca, e o fluido refrigerante e o óleo vazam, ocasionando também falta de eficiência ou o compressor não liga.
  • Este condensador geralmente aceita uma solda que acaba reforçando este ponto evitando novas trincas.
  • As mangueiras de serviço de alta e baixa podem apresentar micro vazamentos em suas climpagens, elas devem resistir ao “giro” com a ponta dos dedos.
  • Os engates de serviço podem ser fixados direto nas tubulações, como a maioria dos sistemas. O que pode dificultar um pouco o acesso, mas evita a troca da tubulação inteira.
  • O evaporador é mais difícil de vazar, mas não é impossível e neste caso para substituí-lo é necessário remover o painel do carro.
  • Para trocar o radiador de ar quente não é necessário remover o painel, ele sai pela lateral da caixa de ventilação, deve-se prestar atenção á marca do radiador para não ter problemas na montagem.
  • O sensor anticongelamento do evaporador eventualmente pode inibir o funcionamento do compressor, fazendo uma medição errada, neste caso este sensor deve ser substituído.
  • O filtro de partículas (antipólen ou microfiltro) tem um dos mais fáceis acessos, na lateral do cofre do motor. Sua substituição é recomendada a cada 6 meses (dependendo do uso do veículo).

Atenciosamente,
Mario Meier Ishiguro – Ishi Ar Condicionado Automotivo.

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