Ka comentários sobre o sistema de ar condicionado:

O Ka 2008 é equipado com um sistema de ar condicionado similar ao seu modelo anterior.

O sistema utiliza tubo de orifício calibrado “OT” próximo a entrada do evaporador e um filtro acumulador na linha de retorno do fluido para o compressor.

Este sistema oferece boa eficiência, porém não é equipado com termostato e para evitar o congelamento do evaporador, o sistema possui um pressostato na linha de baixa pressão (linha de retorno do fluido refrigerante, que liga o evaporador ao compressor). Este pressostato é responsável por “desligar ” o compressor, quando a pressão na linha de retorno (linha de baixa) estiver inferior a cerca de 1,9 bar, o que equivale a temperatura do fluido refrigerante a cerca de 0 ºC.

Este pressostato também não habilita a ligação do compressor no caso de pouco fluido refrigerante no sistema.
O sistema trabalha com cerca de 540g de fluido refrigerante e cerca de 180ml de óleo PAG 46

O compressor é de 5 pistões duplos de cabeças opostas (10 pistões) com cerca de 150 cc, sem variação de cilindrada, modelo Ford FX 15 Visteon.

Este compressor, eventualmente pode apresentar vazamentos no lip Seal e quando é feita a troca deste componente, se recomenda substituir também o rolamento da polia do compressor.

A válvula de ar quente e o comando de ar quente podem apresentar problemas de funcionamento, como no modelo anterior do Ka. Esta válvula, geralmente quando queima sua bobina, acaba queimando o comando também o que aumenta muito o orçamento deste conserto.

Esta válvula, quando o ar quente não é acionado, recebe tensão sempre (pulsos 12v PWM). Ela só para de receber tensão quando o ar quente é acionado totalmente ou quando a chave de ignição é desligada. Não há fusível entre a placa do comando e a bobina da válvula….

O sistema de ar quente não tem portinhola por isso quando esta válvula queima, sai ar quente direto nos difusores.
O ventilador interno e resistor da ventilação interna, também são componentes que são comuns de troca neste modelo.

Reciclo, é acionado por motor elétrico e eventualmente trava e deixa de funcionar.

O acesso ao filtro antipólen é pelo lado de fora, retirando-se a carenagem abaixo do parabrisas, do lado do passageiro. A recomendação é de troca do filtro antipólen, a cada 6 meses ou anualmente, dependendo do uso.

O Resistor do eletroventilador do radiador pode apresentar derretimento de terminais ou mal contato, desta forma o eletroventilador funciona apenas na 2ª velocidade. O que afeta a eficiência do sistema.

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