AR CONDICIONADO: GOLF 98.
Principais problemas no sistema de AR CONDICIONADO do GOLF.
Vamos aqui citar os mais comuns:
Problema: Derretimento do fusível de 30A, no suporte em cima da bateria, que alimenta a centralina do AC, abaixo da bateria. Isso pode ser causado por mau contato entre os terminais e fusível ou consumo de corrente elevado dos eletroventiladores (neste caso um ou os dois eletroventiladores já podem estar com a durabilidade comprometida).
Conseqüência: Não liga compressor e eletroventiladores.
Sugestão: Pode ser feita ligação alternativa com fios 4 mm² e porta fusíveis MAXI, mas deve-se verificar e até considerar (avisar o cliente) a possibilidade de troca de um ou os dois eletroventiladores no futuro.
Detalhe: barramento de fusíveis acima da bateria.
Problema: Queima de uma das velocidades ou de um dos eletroventiladores. (Os eletroventiladores têm duas velocidades).
Conseqüência: Não liga um ou os dois eletroventiladores ao acionar o compressor. Falta de eficiência ou pressão no linha de alta muito elevada. Quando liga o ar condicionado o motor pode esquentar além do normal.
Sugestão: Verificar se os eletroventiladores estão danificados e substituí-los (problema muito comum nesta plataforma). Os dois eletros ligam imediatamente junto com o compressor. Os dois funcionam sempre juntos. Recomendamos não tentar reparar esta peça.
Detalhe: Eletroventilador.
Problema: Rompimento do fio de alimentação da bobina do compressor (verde e preto) do terminal de 4 fios, acima do motor de arranque próximo a capa da embreagem.
Conseqüência: Não liga compressor.
Sugestão: Pode ser feita ligação com nova fiação por fora “jump” com fio 0,75mm² estanhado.
Detalhe: terminal acima do motor de arranque.
Obs.: Lembre-se, nos reparos elétricos, sempre soldar (brasagem) com estanho os terminais dos fios e fazer uma boa isolação, com tubo termo retrátil, alta fusão ou fita isolante.
Problema: entrada de umidade na centralina, oxidação dos contatos dos relés, queima de componentes eletrônicos internos, sistema sobrecarregado.
Conseqüência: o compressor ou os eletroventiladores não acionam.
Sugestão: Verificar e sanar o que causou o dano e trocar a centralina. Prestar atenção á referencia, pois existem vários modelos. No terminal desta centralina, no pino 8 chega o sinal positivo do comando e o pino 10 sai o sinal para o compressor.
Detalhe: Centralina fica abaixo da bateria com dois terminais de fios.
Problema: Válvula compensadora de fluxo do compressor SANDEN danificada (Golf até 2004).
Consequência: Não há eficiência. O sistema tem plena carga de fluido refrigerante, mas com o compressor ligado, na leitura dos manômetros a pressão da linha de baixa permanece elevada (problema muito comum).
Sugestão: Trocar a válvula compensadora de fluxo por peça nova. Não é necessário retirar o compressor (algumas oficinas soldam o orifício central desta válvula, mas isso deixa o compressor travado em fluxo máximo, o que pode causar congelamento do evaporador, funcionamento irregular e desgaste prematuro do compressor, não recomendado!). O correto é substituir a peça que já se encontra no mercado a preços acessíveis.
Detalhe: válvula compensadora de fluxo do compressor Sanden.
Problema: Vazamento no transdutor de pressão, vedações do compressor, ou válvulas de serviço.
Consequência: Falta de eficiência, Falta de fluido refrigerante, compressor não liga.
Sugestão: trocar os componentes com vazamentos.
Detalhe: transdutor de pressão e válvula de serviço de alta.
Detalhe: Compressor CVC DELPHI á partir de 2005.
À partir de 2005 o Golf veio equipado com compressores DELPHI CVC, com menor capacidade volumétrica que seu antecessor (SANDEN SD7V16 com 160cm³). Esses compressores CVC geralmente apresentam vazamentos no “lip Seal”.
Problema: Filtro antipólen saturado ou obstrução do bocal atrás do porta luvas, com papel ou saco plástico.
Conseqüência: Pouca vazão nos difusores, com a ventilação coletando ar externo (reciclo desligado)
Sugestão: Trocar o filtro antipólen, ou retirar manualmente a obstrução do bocal. Ao recolocar a carenagem do filtro antipólen, deve-se observar se ela ficou bem encaixada, pois é comum ela ser montada com uma das abas fora de posição.
Detalhe: filtro antipólen saturado.
Problema: oxidação dos terminais ou quebra do corpo do sensor de temperatura externa
Consequência: Marcação de temperatura externa abaixo do normal, chegando até a marcar -40ºC (negativo). Pode não acionar o ar condicionado.
Sugestão: Substituir o sensor de temperatura externa.
Detalhe: Sensor de temperatura externa.
Problema: entupimento do dreno ou vazamento no radiador de ar quente.
Conseqüência: Vazamento de água dentro do carro.
Sugestão: Se for entupimento do dreno, desobstruir a saída do dreno com ar comprimido pelo lado do cofre do motor. Caso seja radiador de ar quente vazando, pode-se orçar a retirada do painel para troca do elemento por peça nova ou isolar o radiador de ar quente.
Detalhes: Localização do dreno, atrás da proteção. Radiador de ar quente.
Detalhes: Retirada do painel para acesso ao elemento de ar quente, na caixa de ventilação.
Problema: Saída de “espumas” pelos difusores de ventilação. Este problema é comum nessas caixas de ventilação Golf, A3, TT, Beattle e Bora, Skoda, etc.
Consequência: sujeira de espuma e com o passar do tempo os direcionadores de fluxo de ar e ar quente funcionam com problemas.
Sugestão: O painel deve ser retirado. A caixa de ventilação deve ser aberta e limpa. As portinholas devem ser revestidas de EVA ou Neoprene 2 a 3 mm (substituindo a espuma deteriorada).
Detalhes: Portinhola soltando as espumas deterioradas.
Problema: Corrosão ou trincas no evaporador.
Consequência: Vazamento de Fluido refrigerante pelo evaporador, o sistema perde o fluido refrigerante e deixa de funcionar corretamente.
Sugestão: painel deve ser retirado. A caixa de ventilação deve ser aberta e limpa. Trocar o evaporador por outro novo e original (fluxo paralelo). É um serviço oneroso e não incomum na plataforma GOLF. Verificar na ocasião o estado do radiador de ar quente e revestimento das portinholas (serviços citados acima, para aproveitar a troca também). Evite tentar soldar esta peça, pois em pouco tempo ela poderá apresentar vazamentos novamente.
Detalhes: Evaporador sujo e com vazamento e caixa evaporadora aberta
Estes e vários outros problemas comuns neste modelo, podem ocorrer simultaneamente.
Professor/Instrutor Mário Meier Ishiguro – ISHI
Nenhum comentário para essa dica ainda. Seja o primeiro!