
O Toyota Corolla 2003, possui um ar condicionado que pode ser resumido em poucas palavras: simples, eficiente e de baixa manutenção.
É equipado com um compressor DENSO 10Pa15 de deslocamento FIXO de 10 cilindros, com 150 cm³de capacidade volumétrica e embreagem eletromagnética..
Utiliza Fluido refrigerante R134a, cerca de 530g +- 30 g e óleo PAG 46, cerca de 180 ml.
Com relação à manutenção, um dos poucos problemas que podem ocorrer eventuais são os vazamentos e ruídos no compressor (geralmente acima dos 80 mil Km dependendo do uso).
Também não devemos esquecer que ao trocar o compressor, a recomendação é limpar a tubulação (FLUSH com R141b) e trocar o filtro secador junto com o condensador, pois o filtro secador fica embutido dentro do condensador.
As válvulas de serviço são de fácil acesso, a de baixa, ao lado do reservatório de óleo da direção hidráulica e a de alta ao lado do pressostato.
O eletroventilador fica posicionado na parte de trás do Radiador de água. O filtro secador fica posicionado na dentro do condensador, no caso de troca do compressor, se recomenda trocar o condensador também.
O sensor de temperatura de anti congelamento, fica posicionado na lateral da caixa evaporadora, atrás do porta-luvas, mas não costuma dar problemas.
O monitoramento da pressão do fluido refrigerante é feito por um pressostato de 4 pinos, na linha de alta.
O acesso ao filtro antipólen fica atrás do porta-luvas, é necessário cuidar com o cilindro limitador da tampa do porta-luvas no lado direito da mesma e encaixa-lo na montagem.
Os modelos anteriores á 2006, não possuem filtro de partículas, mas é possível adaptar o filtro, recortando a tampa do alojamento. A troca deste filtro é recomendada de 6 em 6 meses, dependendo da utilização do veículo.
A válvula de expansão tem seu acesso junto ao evaporador dentro do painel, mas é muito difícil ela apresentar problemas.
O evaporador pode até apresentar vazamentos por corrosão também, mas sua troca necessita a retirada completa do painel.
Os canos de alta e baixa tem uma conexão especial para ligação ao evaporador, é necessário uma ferramenta especial para desmontar esta conexão com segurança para não danificá-la.
Em caso de colisão frontal os canos de alta e baixa pressões, podem empurrar o evaporador contra a caixa de ventilação, causando rompimento do evaporador.
Alguns modelos podem vir equipados com sistema com controle digital, neste caso o ventilador interno é acionado por um módulo.
Nos modelos com acionamento analógico, as portinholas são acionadas por cabos de aço.
O sistema de ar quente não possui torneira (válvula de ar quente).
É difícil encontrar um Corolla em oficinas de ar condicionado e suas peças são encontradas nas distribuidoras de peças especializadas.
Professor/Instrutor Mário Meier Ishiguro – ISHI
1 Comment
https://waterfallmagazine.com
This is very interesting, You are a very skilled blogger. I’ve joined
your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.
Also, I’ve shared your site in my social networks!