O Renault Clio é equipado com um sistema de ar condicionado com um compressor de pistões com fluxo variável de 120 cm³ Sanden (fig.1). O sistema trabalha com cerca de 150 ml de óleo PAG 46. A carga de fluido refrigerante R134a é cerca de 600g.

O compressor pode apresentar vazamentos no “lip seal” (fig.10) e a válvula controladora de fluxo (fig.2) pode parar de atuar, afetando a eficiência do compressor.

As conexões de serviço (fig.3) ficam em fácil acesso, na lateral do cofre do motor.

O Clio tem a caixa evaporadora (fig.4e5) na parte externa com acesso pelo compartimento do motor.

Infelizmente a maioria dos Clio saíram de fábrica sem o filtro antipólen, o alojamento (fig.6) existe, mas a caixa evaporadora vem lacrada, o que possibilita o acumulo de sujeira no evaporador e dutos de ventilação. Após fazer uma limpeza na caixa evaporadora, é possível adaptar um filtro antipólen.

O resistor de ventilação (fig.7e8) pode apresentar problemas, ocasionando parada da ventilação em algumas velocidades.

Os vazamentos mais comuns são tubos de alumínio que ficam atritando com carenagens, evaporador corroído (fig.9), lip seal do compressor (fig.10), vedações da válvula de expansão (fig.11) e vedações do filtro secador (fig.12e13).

A verificação de pressão é feita por um transdutor de pressão (fig.14)(com 3 fios) que informa o módulo de injeção sobre a pressão de fluido refrigerante na linha de alta. Isso protege o sistema de que o compressor ligue sem pressão de fluido refrigerante e que ele trabalhe com uma pressão altíssima, acionando o eletroventilador em duas velocidades e em casos extremos de pressão elevada, desligando o compressor.

O comando de ventilação(fig.15) (botão da direita) se for girado para o lado esquerdo (sentido horário) a ventilação será coletada da rua, se for girado para o lado direito (sentido anti-horário) aciona a ventilação com a recirculação de ar ligada, que só coleta ar interno. É muito comum esta função deixar de funcionar por problemas em seu acionamento, só coletando ar externo.

Também é comum encontrar os difusores centrais (fig.16) quebrados.

O sistema possui um eletroventilador (fig.17) com duas velocidades para manter a pressão na linha de alta nos valores necessários.

Professor/Instrutor Mário Meier Ishiguro – ISHI

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