Dica: Troca do radiador de ar quente do Celta 2001.

Problema: Vazamento de água do sistema de arrefecimento, dentro do carro, próximo ao pedal do acelerador. Causa mais comum: Vazamento no radiador de ar quente por corrosão.

Solução: Trocar o radiador de ar quente. Para substituir este componente, não é necessário remover o painel, o acesso é por baixo, retirando-se o console. Com poucas ferramentas pode-se executar esta tarefa.

Sugerimos retirar o console central, e remover os parafusos de fixação da tampa inferior da caixa de ar quente. Afaste a proteção, dando espaço á passagem do radiador Em seguida, se a água estiver fria e o sistema de arrefecimento sem pressão, solte o parafuso de fixação do flange. Coloque uma bandeja abaixo do radiador, feche o reservatório de arrefecimento, junto ao radiador, para evitar sair muito líquido de arrefecimento.
Afaste o flange com os dutos de alumínio. Puxe o radiador de ar quente, para fora do alojamento, girando-o para baixo e para trás. Observe os locais de vazamento do radiador de ar quente e certifique-se que ele realmente esteja vazando por corrosão. Troque os O’rings e monte o novo radiador, prefira colocar peça nova original (VALEO). Após fixar o flange, encha o sistema de água e pressurize o sistema COM 15 PSI OU 1 bar, para certificar que a vedação dos dutos ficou boa.
Eventualmente os dutos de alumínio também podem vazar. Se não houver mais vazamentos, recomendamos fazer uma limpeza e uma revisão completa no sistema de arrefecimento e colocar o aditivo da marca e na concentração indicadas pelo fabricante do veículo.

Professor/Instrutor Mário Meier Ishiguro – ISHI

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