Comentários sobre o sistema de ar condicionado automático do C4 Pallas 2010

 O Citröen C4 Pallas 2010, tem um sistema de ar condicionado muito eficiente, similar ao do Peugeot 307, modelo com o qual partilha algumas peças do sistema de ar condicionado.

Este modelo pode ser equipado com um compressor SANDEN PX12 de fluxo variável de 6 cilindros e cerca de 120 cm³ de capacidade volumétrica variável, com embreagem eletromagnética.

Utiliza cerca de 520g de fluido refrigerante R134a e cerca de 170 ml de óleo PAG46 (SP 10 Sanden).

 Este compressor de fluxo variável, possui uma válvula compensadora de fluxo (torre) elétrica com uma bobina, esta bobina recebe pulsos 12V PWM que vem do módulo do climatizador. A variação destes pulsos PWM, afeta a bobina (solenoide), alterando a posição do embolo da válvula de fluxo (torre), resultando na variação da capacidade volumétrica do compressor. Desta forma o compressor aumenta e diminui sua capacidade volumétrica de acordo com a necessidade, reduzindo o consumo de combustível. Esta válvula compensadora de fluxo pode apresentar problemas e é encontrada para substituição em distribuidoras especializadas.

Este compressor também possui uma embreagem eletromagnética, que é acionada ou desacionada para acoplar o compressor.

A vedação do virabrequim do compressor (LIP SEAL) pode vazar e o óleo do compressor que vaza acaba chegando até o rolamento da polia do compressor, afetando a durabilidade deste rolamento, causando ruído, aquecimento e travamento do conjunto de embreagem do compressor.

As tubulações de alumínio são presas com abraçadeiras plásticas com amortecedores de vibração, mas é muito comum o elastômero amortecedor se soltar da abraçadeira e a tubulação ficar atritando com o chassi ou na própria abraçadeira, causando furos nas tubulações.

 A vibração do motor pode causar trincas nos tubos que entram e saem do compressor, causando vazamentos também.

A tubulação de retorno (baixa) possui uma mufla que tem a função de evitar o eventual retorno de fluido refrigerante na fase líquida do evaporador para o compressor.

O monitoramento das pressões do fluido refrigerante é feito pelo transdutor de pressão, localizado na linha de alta, antes da válvula de expansão. Ele trabalha com 3 pinos, sendo um massa, um sinal que vem do módulo de injeção com 5 V e um sinal de retorno que pode variar de 0,1 á 4,9 V. Deve-se evitar desconectar esse transdutor com o motor ligado pois será gravada uma falha na memória do módulo de injeção.

O eletroventilador fica posicionado na frente do condensador e é acionado com 2 velocidades. O seu chicote (fiação) pode se soltar da carenagem e ficar atritando com os dutos do condensador causando vazamento do fluido refrigerante (este problema é muito comum). Geralmente é possível retirar o condensador e repará-lo. Mas a fiação deve ser fixada para evitar novos danos.

Vista superior entre o condensador e o eletroventilador, mostrando o fio do eletroventilador solto.

Há mais de um modelo de condensador, por isso no caso de troca observe bem o ano e o fabricante da peça. Há diferenças do ângulo do flange dos tubos e do filtro secador.

O evaporador pode apresentar vazamentos, mas para sua substituição é necessário retirar o painel e a caixa evaporadora.

Para retirar a almofada do Air Bag, considerando que o carro já está pronto e em condições, preparado para esta operação, pode se inserir uma haste em um orifício abaixo da almofada do Air Bag, empurrando esta haste ela libera os grampos que seguram a almofada do Air Bag. É uma operação delicada, tome cuidado.

Neste modelo não há cinta “flat cable” desmultiplicadora do Air Bag, mas evite girar a coluna de direção ou o miolo da direção, para evitar que a direção fique desalinhada na remontagem.

No C4 há o risco de trincar o para-brisas durante a remoção das proteções das colunas laterais do para-brisas e elas são bem difíceis de tirar, tome muito cuidado! Este risco já deve estar considerado quando se faz o orçamento, avise o cliente que neste modelo o risco é maior!

O display central é apenas encaixado em cima da almofada com grampos, mas deve ser removido com cuidado.

Ao retirar o painel, a almofada sai junto com a estrutura metálica suporte (trave), tudo junto.

A caixa evaporadora também não vem mais com parafusos para ser aberta no meio, ela vem encaixada e colada, deve ser aberta com cuidado para poder ser remontada, pode-se usar adesivo de para-brisas para vedar a montagem da caixa evaporadora.

Junto ao difusor frontal central há um “sachet” com perfume aromatizador recarregável, a dosagem de sua intensidade do perfume na ventilação é feita por uma roldana no lado direito do difusor.

No sistema de ventilação analógico (com botões, não digital) pode parar de funcionar devido ao derretimento do fusível (mecânico) do resistor de ventilação. Seu acesso é próximo ao pedal do acelerador.

Nos comandos com display digital, há um módulo de ventilação localizado no mesmo lugar do resistor dos modelos analógicos, ao lado do pedal do acelerador, este módulo pode apresentar defeitos, ocasionando parada na ventilação, variação aleatória na velocidade da ventilação ou manter a ventilação somente na velocidade máxima, sem obedecer as regulagens.

O ventilador sai pelo lado do pedal do acelerador e caso entre algum objeto no tubo coletor de ar do reciclo ou o filtro antipólen seja mal instalado, esses elementos poderão chegar até as pás do ventilador danificando-o, isso ocasiona ruído e desbalanceamento na ventilação.

Outro problema bastante comum no C4 com sistema (digital) dual zone é o seletor de fluxo peito pés e para-brisas que pode apresentar problemas mecânicos de quebra das engrenagens e desgaste do acoplamento ou até quebra do motor elétrico de acionamento.

Este problema nada tem a ver com vazamentos de fluido refrigerante ou troca do filtro de cabine. Este problema é causado por desgaste do conjunto mecânico dos direcionadores e pode ocorrer á qualquer momento.

 Para acessar o motor elétrico e a engrenagem, pode-se tentar retirando o porta-luvas ou as carenagens de baixo do volante, o acesso é bastante restrito.

Esta engrenagem é relativamente frágil e sua troca não impede que ela venha a apresentar problemas novamente. Esta peça pode ser encontrada nas concessionarias do grupo PSA.

Em caso de vazamento no radiador de ar quente, poderá haver gotejamento de água do sistema de arrefecimento ao lado do pedal do acelerador, o nível do liquido do arrefecimento irá baixar, poderá haver névoa saindo nos difusores, para-brisas embaçado e cheiro peculiar do liquido de arrefecimento dentro do carro. Para substituir o radiador de ar quente, não é necessário retirar o painel, ele é fixado á caixa de ventilação como uma “gaveta”, próximo ao pedal do acelerador.

O acesso ao filtro antipólen (filtro de cabine) fica no compartimento do motor, atrás de uma proteção antirruído, esta proteção geralmente se encontra solta sua troca é recomendada de 6 em 6 meses, dependendo da utilização do veículo. A carenagem de acabamento para o acesso deste filtro não é rígida e é comum ela estar danificada ou solta.

Entre os bancos dianteiros, no segmento do console, há uma caixa de ventilação que capta ar do assoalho e o direciona para a parte dos passageiros traseiros. É comum que as aletas dos difusores estejam quebradas ou desencaixadas. Este é só um ventilador não é ar condicionado.

A caixa de evaporadora possui um sensor anticongelamento na saída do evaporador, este sensor pode oxidar seu termistor e aumentar o seu valor de resistência, o que pode causar uma interpretação para o módulo de injeção de que o evaporador esta congelando, neste caso este  módulo pode ativar a proteção antigelo, que desabilita o acionamento do compressor. Esta falha não aparece nos códigos de falhas relacionadas no scanner, para detectar este problema é necessário ler os valores reais e comparar com a realidade.

O acionamento do compressor é feito pela central BSI, que também pode apresentar problemas, neste caso ela apode ser substituída e também existem empresas especializadas que conseguem reparar essas centrais.

 A maioria das peças de reposição são encontradas nas distribuidoras especializadas, mas algumas peças, só originais na rede de concessionárias PSA.

Relatamos aqui algumas características do funcionamento e de alguns dos principais problemas que este sistema pode apresentar outros problemas aqui não comentados, podem se manifestar.

Como pudemos verificar apesar do sistema de ar condicionado ser mais complexo e de boa eficiência ele cobra o seu preço em manutenções e custos das peças (essas observações valem também para o Peugeot 307).

 Os serviços de manutenção e reparo neste modelo devem se feitos por pessoal qualificado, que siga as recomendações da NORMA ABNT NBR 15629, que utilize peças de boa qualidade com procedência legal e ferramentas apropriadas e especificas.

Dica: É importante que o reparador e o cliente tenham ciência destes fatos, para valorizar a mão de obra especializada e para evitar problemas e mal entendidos com o cliente.

Dependendo do desgaste do sistema, idade e quilometragem do veículo, estado de conservação histórico e formas de uso, o reparo de um problema não significa que outros problemas não irão se manifestar ás vezes em seguida, nada tendo a ver com o que foi reparado.

Professor/Instrutor Mário Meier Ishiguro – ISHI

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