Comentários sobre o sistema de ar condicionado do ASTRA 98 a 2007:

  • O Astra é um veículo bastante conhecido nas oficinas de ar condicionado. O cliente que não sabe disso, às vezes se assusta com o orçamento para arrumar o ar condicionado.
  • Peças de ar condicionado de Astra são comuns em oficinas especializadas, como: compressor, filtro secador, filtro antipólen válvula de serviço de alta, vedações de compressor, rolamento da polia de compressor, kit reciclo, transdutor de pressão, etc.
  • Os problemas mais comuns, sendo que alguns deles ocorrem sem que o cliente perceba, e outros problemas acabam afetando e danificando outros componentes.
  • Este sistema é equipado com um compressor CVC DELPHI, com 6 pistões e 125 cilindradas variáveis, utiliza cerca de 150ml de óleo PAG 46 e cerca de 700g de fluido refrigerante R134a.
  • O condensador é frontal assistido por dois eletroventiladores que trabalham no sistema série / paralelo. Os eletros só entram em funcionamento na 1ª velocidade quando a pressão  do fluido refrigerante na saída do filtro secador chega próxima dos 13 bar (57ºC).
  • A 2ª velocidade á acionada quando a pressão do fluido refrigerante após o filtro secador passa dos 17 bar.
  • Esta pressão do fluido refrigerante é medida no transdutor de pressão que fica na saída do filtro secador.
  • Este filtro secador é pequeno (igual ao da Zafira) e quando fica saturado, bloqueia a fluxo do fluido refrigerante, fazendo a pressão e a temperatura do fluido ficar altíssimas no compressor e no condensador. Esta sobrecarga abrevia a durabilidade do compressor.
  • Geralmente efetuamos a troca deste filtro secador por volta dos 60 a 80 mil Km.
  • Quando este filtro satura, a pressão que chega ao transdutor é menor do que a do condensador. Ou seja, quando o transdutor realmente deveria pegar a sobrecarga de pressão, pela posição em que o transdutor está ele não monitora isso. Ocasionando o desgaste prematuro e quebra do compressor, queima da bobina do compressor, vazamento das juntas do compressor, vazamento na mangueira de alta, vazamento na válvula de serviço de alta e muitos outros danos.
  •  O teste para a verificação da obstrução do filtro secador é relativamente simples:
  • Deve se observar a pressão na linha de alta com um manômetro e comparar com a pressão que o transdutor marca através de um scanner.  Se a pressão indicada no scanner for muito menor que a pressão do manômetro, há indícios de obstrução no filtro secador.
  • A válvula de serviço de alta costuma vazar fluido refrigerante só de desconectar o engate rápido de serviço.
  • O Astra já teve vários modelos de tubulações com mangueiras na entrada e saída do compressor, sendo que elas pode apresentar vazamentos, causados pela vibração, atrito, trincas, temperatura do escapamento, etc.
  • O compressor pode ficar ruidoso, um dos motivos pode ser o desgaste radial prematuro dos pistões.
  • O compressor geralmente é um forte suspeito a vazamentos de óleo e fluido refrigerante e isso afeta o rolamento da polia.
  • Quando se troca o jogo de vedações, se recomenda também trocar o rolamento da polia do compressor, que já teve sua graxa “lavada” pelo óleo do compressor.
  • O sistema de ventilação também pode apresentar problemas, um agravante é o fato do filtro estar depois do ventilador, o que permite a entrada de sujeira direto para o motor da ventilação, o que afeta sua durabilidade, além de manter a caixa de ventilação sempre suja.
  • Dependendo do uso, o filtro pode substituído a cada 15mil Km ou a cada 6 meses, o ideal é colocar um filtro de carvão ativado (como vem o original) que reduz muito os odores da ventilação, funcionando como uma espécie de “catalizador “de odores.
  • O ventilador sujo fica desbalanceado e vibra o painel nas velocidades 3 e 4.
  • O sistema de recirculação é comum quebrar também, o que pode gerar ruído atrás do porta luvas, uma espécie de estalo continuo. Este kit recirculação pode ser trocado.
  •  Ao retirar o porta-luvas para chegar ao filtro antipólen, pode ser verificado e trocado (se estiver quebrado) os braços limitadores da tampa do porta-luvas.
  • Dependendo do uso, recomenda-se trocar o filtro antipólen a cada 15 mil km. O filtro antipólen saturado pode afetar a sensação térmica, diminuindo a vazão do ar nos difusores e reduzindo a eficiência do sistema.
  • Ate 2001 o Astra vinha equipado com um módulo de arrefecimento, que eventualmente apresentava problemas.
  • Alguns modelos ATÉ 2005 com o painel digital, (INCLUSIVE ZAFIRA) também podem apresentar problemas no acionamento do ar quente, onde a engrenagem do atuador elétrico da válvula de ar quente quebra e mantém a válvula fechada desta forma não sai ar quente nos difusores, mesmo aumentando a temperatura no display.
  • O módulo de variação de velocidades do ventilador interno digital pode apresentar defeito também. Quando isso ocorre a ventilação tende a ficar na velocidade máxima, mesmo baixando a velocidade.

Professor/Instrutor Mário Meier Ishiguro – ISHI

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