Painel do AC, climatização duas zonas (dual zone)

Posição compressor

Óleo com limalhas do compressor

O maior problema do ar condicionado destes modelos é o compressor, que em muitos casos por volta dos 80 mil km já apresenta problemas. Já trocamos vários e muitos colegas por todo o Brasil já tiveram este modelo na sua oficina trocando o compressor.
Há um desgaste prematuro no Swach Plate, ou seja, o disco inclinado que guia e dá curso aos pistões. Com o tempo de uso este disco diminui a espessura e trava os pistões.

Compressor usado nos VW Passat e Audi A4

Compressor sem polia eletromagnética

Condensador com filtro cartucho

São compressores de fluxo variável, com 7 pistões e cerca de 170 cc, das marcas Denso, Zexel ou Sanden, todos similares. Inclusive o utilizado na família Audi A4 é muito parecido.
O acionamento do virabrequim do compressor é por polias e correia Poli-V, mas sem sistema de embreagem.

Filtro cartucho estourado

Filtro secador tipo cartucho explodiu

Retirada do filtro cartucho

A cilindrada do compressor aumenta ou diminui de acordo com uma eletroválvula no cabeçote do compressor, comandada pelo módulo do ar condicionado.
Quando é feita a troca do compressor, recomenda-se além da uma rigorosa limpeza (flushing), e a troca do filtro secador de cartucho, ou a troca de todo o condensador (ideal), isso torna esta manutenção mais cara, podendo chegar de 4 a 5 mil todo o serviço com as peças.

Coleta de ar externo possibilita a entrada de folhinhas e insetos para o ventilador

Filtro antipólen, atrás do porta-luvas

Entrada de ar da ventilação interna

O filtro antipólen fica atrás do porta-luvas, possibilitando a entrada de sujeira para o motor de ventilação, sujando parte da caixa de ventilação.
A quantidade de gás refrigerante R134a é 600 g, com tolerância de 25 g a mais.

Fiação do eletroventilador solta, atritou com a ventoinha

Acesso a válvula de expansão

Professor/Instrutor Mário Meier Ishiguro – ISHI

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