Comentários sobre o sistema de ar condicionado do Honda FIT
O painel de comando é simples e o sistema de recirculação de ar é com acionamento por cabo, que é mais durável.O sistema de ar condicionado é dotado de dum compressor scroll SANDEN TRS 070, de 70 cm³, com baixo consumo de potência e bom desemprenho.

Este compressor pode apresentar desgaste do alojamento do rolamento da polia e queima da bobina (fio azul e vermelho), além de vazamentos, mas é um bom compressor. Ela também tem um disjuntor térmico, que se a carcaça do compressor passar dos 110 °C ele corta o sinal para a bobina do compressor e ao esfriar a carcaça, este disjuntor fecha o contato novamente.

O sistema utiliza cerca de 500 a 550g de fluido refrigerante R134a.A válvula de expansão fica junto ao evaporador dentro do painel. Possui um condensador ao lado do radiador, com eletroventilador exclusivo para o ar condicionado.
O filtro antipólen fica localizado atrás do porta luvas, de fácil aceso e sua troca é recomendada a cada 15000km, dependendo do uso.

O filtro secador é do tipo cartucho e fica dentro do condensador, a sua lateral, com acesso por baixo. Em caso de manutenção com troca de compressor ou contaminação do óleo e fluido refrigerante, o recomendado é trocar o condensador completo com o filtro secador e não apenas realizar a limpeza nele.
A polia do virabrequim do motor pode apresentar desgaste no elastômero antivibração, e ao acionar o ar condicionado, pode aparecer um barulho de correia “patinando”, dando a falsa impressão de pouco tensionamento da correia.
O pressostato de 4 pinos fica na linha de alta, próximo ao compressor.
O resistor da ventilação interna fica após o ventilador interno, por baixo do painel , do lado do passageiro.

Professor/Instrutor Mário Meier Ishiguro – ISHI

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