Principais problemas no sistema de AR CONDICIONADO do CORSA MONTANA.

O Corsa – Montana possui um sistema de ar condicionado dotado de um compressor de fluxo variável CVC da DELPHI com cerca de 125 cm³. Por ter um compressor de fluxo variável, não há a necessidade de ter um sensor anticongelamento ou termostato no evaporador.

Deve ser abastecido com cerca de 650g de fluido refrigerante R134a e cerca de 150 ml de óleo PAG 46.

 Suas válvulas de serviço são de fácil acesso, mas podem eventualmente apresentar vazamentos de Fluido refrigerante.

 

O compressor também é um dos pontos de vazamentos de fluido refrigerante (gás). Recomenda-se trocar o rolamento da polia do compressor todas as vezes que substituir as vedações do compressor.

O transdutor de pressão fica na tubulação de alta logo na saída do compressor antes do condensador, este transdutor informa a pressão do fluido refrigerante na linha de alta para o módulo de injeção. Através desta informação de pressão, o módulo permite ou não a ligação do compressor e envia sinal para ligar a segunda velocidade dos eletroventiladores.

Ambos eletroventiladores trabalham juntos tanto na 1ª quanto na 2ª velocidade. Nos modelos á partir de 2010, há apenas um eletroventilador (atras do radiador).

As Mangueiras de entrada e saída do compressor podem apresentar vazamentos.

 O filtro secador fica na saída do condensador e deve ser substituído junto com o compressor ou quando o óleo estiver contaminado.

Alguns clientes podem reclamar de gotejamento de água abaixo do painel. Isso pode ocorrer se houver entupimento do orifício do dreno da caixa evaporadora, que ocasionará o transbordo de água de condensação do evaporador para dentro do carro. Um paliativo é erguer o veículo e soprar o bico do dreno que fica próximo à junta de expansão do escapamento e o setor de direção.

O ventilador interno Também é uma peça que pode apresentar desgaste, necessitando a sua troca. Mas o mais comum é o derretimento e ou queima do resistor da ventilação interna, que fica alojado na carenagem do dreno da caixa de ventilação.

O acesso ao filtro de cabine (filtro antipólen ou microfiltro) é pelo lado de fora, próximo ao limpador de para-brisas, ao lado da bateria.

Os modelos mais antigos, até 2005, eram equipados com válvulas de ar quente além da portinhola (damper) de ar quente, essas válvulas davam tanto problema de trancarem e vazamentos que foram eliminadas pela GM (substituídas por canos). Pode – se até substituir esta válvula por outra (encontrada no mercado de reposição), mas recomendamos deixa-la na posição aberta e não conecte o cabo de aço de acionamento. Assim o acionamento do ar quente fica controlado apenas pelo botão acionando a portinhola (como nos modelos após 2006). Quando esta válvula tranca o botão do ar quente não volta até o final de curso (azul).

Caso Haja vazamento de água do sistema de arrefecimento no radiador de ar quente, dentro do painel, a substituição desta peça não implica na retirada do painel, ele sai pela lateral da caixa de ventilação pelo lado do passageiro.

Estes e vários outros problemas comuns neste modelo, podem ocorrer simultaneamente.

Professor/Instrutor Mário Meier Ishiguro – ISHI set/2012

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2 Comments

  1. Bom dia. Estava vendo a sua postagem e me ajudou muito.
    No caso da Montana 2005, eu não poderia colocar uma mangueira diretamente no cano?
    Como usarei o damper e o cabo não será ligado, não preciso da válvula.

    • Olá Sergio!! Sim poderia, na Montana e no Agile, pode colocar uma mangueira no lugar da válvula ou deixar o corpo da válvula aberto, sem núcleo, e o comando será apenas pelo cabo 😉


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