Dicas - CRV 2008 - Honda

  • CRV 2008
  • fig.1 - Comando do AC Dual Zone CRV 2008
  • fig.2 - Engates de serviço do CRV 2008
  • fig.3 - Compressor TRSE09 SANDEN CRV 2008
  • fig.4 - Platô de embreagem danificado do compressor TRSE09 CRV 2008 (1)
  • fig.5 - Embreagem com desgaste do compressor Scroll CRV2008
  • fig.5 - Embreagem com desgaste do compressor Scroll CRV2008
  • fig.6 - Platô de embreagem do compressor - CRV 2008
  • fig.7 - Conjunto de embreagem danificado do compressor TRSE09 CRV 2008
  • fig.8 -Desgaste no alojamento da polia do compressor SANDEN SCROLL
  • fig.9 - Disjuntor térmico do compressor CRV 2008
  • fig.10 - Sensor de temperatura externa CRV 2008
  • fig.11 - Válvula do sistema de ar quente CRV2008
  • fig.12 - Alojamento do filtro de cabina do CRV 2008
  • fig.13 - Caixa de relés e fusiveis do CRV 2008
  • fig.14 - Transdutor de pressão do CRV 2008
  • fig.15 - Eletroventiladores do CRV 2008
  • fig.16 - Condensador com filtro secador cartucho CRV 2008

Comentários sobre o sistema de ar condicionado do Honda CRV 2008

O Honda CRV 2008 possui um sistema de ar condicionado com painel de comando com a função Automático e display digital e dual zone (fig.1).

 

Os engates de serviço para verificação do fluido refrigerante são de fácil acesso, ao lado do motor (fig.2). A carga recomendada de fluido R134a é de cerca de 480g e utiliza cerca de 150 ml de óleo SP 10 que equivale ao PAG 46.

O compressor é do tipo rotativo “SCROLL” da SANDEN de 90 cc, modelo TRSE09 9fig.3). 

Este compressor pode apresentar vazamentos no retentor do virabrequim, mas o problema mais comum é no seu sistema de embreagem.

Com o passar do tempo o desgaste aparece, o afastamento entre a polia e o platô de embreagem que deve ser por volta de 0,5mm vai aumentando. O platô (cubo, espelho ou campana) da embreagem possui 3 amortecedores de elastômeros (fig.4) que com a utilização e o calor, vão perdendo sua elasticidade, o que dificulta cada vez mais o deslocamento do platô de embreagem em direção à face da polia. 

Para piorar a situação, quando a bobina do compressor esquenta, sua resistência elétrica também aumenta e a potência da bobina começa a diminuir.

Nesta situação extrema, pode ocorrer do platô de embreagem não acoplar corretamente e começar a “patinar” (fig.5). 

Se isso ocorrer, e é possível ocorrer, o platô “patina” e começa a superaquecer, bem como a face da polia, o rolamento e a bobina, ocasionando a queima da bobina.

Quando a bobina do compressor queima, o sinal positivo chega ao fio do compressor, mas o compressor não acopla.

Uma característica da ocorrência deste problema é que o platô fica com a superfície toda queimada, mostrando que superaqueceu (fig.6).

O ideal neste caso é avaliar a situação e não trocar apenas a bobina, mas considerar que outros componentes podem estar comprometidos também.

Para resolver o problema nem sempre é possível recalibrar o afastamento do conjunto de embreagem. Na maioria dos casos é necessário trocar todo o conjunto de embreagem eletromagnética, que é composto por: polia, rolamento, platô e bobina. Este conjunto não é muito barato e nem sempre é fácil de ser encontrado (fig.7).

Não recomendamos tentar reusinar o conjunto. O correto é trocar mesmo, o que resulta em um orçamento eventualmente oneroso para o cliente, mas saiba que isso não é culpa do reparador!

Isso é ocasionado pelo uso, pelo desgaste mecânico das peças. O reparador está ali para reparar e não para levar a culpa pelo sistema ter apresentado o desgaste.

Este problema não se limita ao CRV, mas é muito comum em compressores modelo SCROLL SANDEN. Geralmente se pronunciam por volta dos 80 a 100 mil Km, mas isso depende muito do uso.

Outro problema que pode ocorrer neste compressor SANDEN SCROLL é o desgaste do alojamento do rolamento da polia do compressor, o que muitas vezes também resulta na troca do compressor (fig.8).

Este compressor modelo Scroll é equipado com um disjuntor térmico na carcaça (fig.9), próximo à linha de saída do fluido refrigerante (linha de alta). Este disjuntor de contato normalmente fechado (NF), tem a função de abrir seu contato e interromper a passagem de elétrons para a bobina do compressor, caso a carcaça do compressor (não a embreagem) ultrapasse os cerca de 110°C. Trata-se de uma proteção para evitar travar o compressor e afetar o funcionamento do motor (parando a correia de acessórios).

Em caso de danos ao compressor, o correto é substituí-lo por um novo.

Por ser equipado com um compressor que não é de cilindrada variável, para evitar o congelamento do evaporador com o sistema funcionando, existe um sensor anticongelamento na saída do evaporador, que limita a temperatura mínima do evaporador, evitando que congele a umidade do ar em suas aletas. 

Dica: Não adianta tentar colocar aditivos ao fluido refrigerante e ao óleo, pois o sensor anticongelamento será “recalibrado” e não vai deixar a temperatura do evaporador baixar mais do que o normal.

 sensor de temperatura externa fica na frente do condensador (fig.10). Se um desses sensores de temperatura externa ou interna do evaporador apresentar problemas, o compressor pode não ser acionado.

O sistema de ar quente é controlado por um motor elétrico que aciona as portinholas (flaps) para a passagem do ar pelo radiador de ar quente.

Também pode ter uma válvula de ar quente (fig.11) para fechar a entrada de água quente do motor que alimenta o radiador de ar quente dentro do painel.

Eventualmente o evaporador e ou radiador de ar quente podem apresentar vazamentos. É recomendável remover o painel para facilitar o acesso para trocar esses componentes.

O filtro antipólen fica localizado atrás do porta-luvas (fig.12) e dependendo do uso, pode ser substituído a cada 6 meses ou um ano. Todo o ar que passa pelo ventilador interno, seja coletado da rua ou de dentro do carro (reciclo fechado), passa pelo filtro de cabine, antes de passar pelo ventilador interno.

Eventualmente o evaporador pode apresentar vazamentos. Neste caso pode ser necessário remover o painel para melhorar o seu acesso e troca o que é também um trabalho mais oneroso.

A caixa de relés e fusíveis do sistema de ar condicionado fica no compartimento do motor (fig.13).

O controle de pressões do fluido refrigerante é feito pelo transdutor de pressão (fig.14) que fica na linha de alta e raramente apresenta problemas.

O condensador é assistido por 2 ventoinhas (fig.15) que ligam simultaneamente ao compressor.

O filtro secador é modelo cartucho (fig.16) e é recomendável é substituir todo o condensador caso seja necessária a troca do filtro secador.

Os serviços de mão de obra de manutenção neste modelo devem ser bem valorizados e por ser um modelo de veículo que não frequenta tanto as oficinas, suas peças nem sempre são de “prateleira” como os modelos mais populares.


Balneário Camboriú, 12 de setembro de 2015

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