Dicas - CORSA MONTANA

  • fig 1- valvula de serviço de alta
  • fig 3 - compressor e trasdutor de pressão
  • fig 4 - eletroventilador
  • fig 5 - eletroventilador
  • fig 6 - mang alta e baixa
  • fig 7 - mang de alta e baixa
  • fig 8 - filtro secador
  • fig 9 dreno da caixa evaporadora
  • fig 10 dreno da caixa evaporadora
  • fig 11 dreno da caixa evaporadora
  • fig 12 ventilador interno
  • fig 13 acesso ao filtro antipolen
  • fig 14 comando do ar quente trancando
  • fig 15 valv de ar quente
  • fig 16 valv de ar quente
  • fig 17 tubos do radiador de ar quente

 

Oficina Brasil – set -2012

Principais problemas no sistema de AR CONDICIONADO do CORSA MONTANA.

O Corsa – Montana possui um sistema de ar condicionado dotado de um compressor de fluxo variável CVC da DELPHI com cerca de 125 cm³. Por ter um compressor de fluxo variável, não há a necessidade de ter um sensor anticongelamento ou termostato no evaporador.

Deve ser abastecido com cerca de 650g de fluido refrigerante R134a e cerca de 150 ml de óleo PAG 46.

 

Suas válvulas de serviço são de fácil acesso, mas podem eventualmente apresentar vazamentos de Fluido refrigerante.

figuras 1 e 2

O compressor também é um dos pontos de vazamentos de fluido refrigerante (gás). Recomenda-se trocar o rolamento da polia do compressor todas as vezes que substituir as vedações do compressor.

O transdutor de pressão fica na tubulação de alta logo na saída do compressor antes do condensador, este transdutor informa a pressão do fluido refrigerante na linha de alta para o módulo de injeção. Através desta informação de pressão, o módulo permite ou não a ligação do compressor e envia sinal para ligar a segunda velocidade dos eletroventiladores.

 

figura 3

Ambos eletroventiladores trabalham juntos tanto na 1ª quanto na 2ª velocidade. Nos modelos á partir de 2010, há apenas um eletroventilador (atras do radiador).

figuras 4 e 5

 

 

As Mangueiras de entrada e saída do compressor podem apresentar vazamentos.

fig 6 e 7 

 O filtro secador fica na saída do condensador e deve ser substituído junto com o compressor ou quando o óleo estiver contaminado.

fig 8 

Alguns clientes podem reclamar de gotejamento de água abaixo do painel. Isso pode ocorrer se houver entupimento do orifício do dreno da caixa evaporadora, que ocasionará o transbordo de água de condensação do evaporador para dentro do carro. Um paliativo é erguer o veículo e soprar o bico do dreno que fica próximo à junta de expansão do escapamento e o setor de direção.

 

fig 9 10 e 11

 

O ventilador interno Também é uma peça que pode apresentar desgaste, necessitando a sua troca. Mas o mais comum é o derretimento e ou queima do resistor da ventilação interna, que fica alojado na carenagem do dreno da caixa de ventilação.

fig 12

  

 

O acesso ao filtro de cabine (filtro antipólen ou microfiltro) é pelo lado de fora, próximo ao limpador de parabrisas, ao lado da bateria.

fig 13

 

Os modelos mais antigos, até 2005, eram equipados com válvulas de ar quente além da portinhola (damper) de ar quente, essas válvulas davam tanto problema de trancarem e vazamentos que foram eliminadas pela GM (substituídas por canos). Pode – se até substituir esta válvula por outra (encontrada no mercado de reposição), mas recomendamos deixa-la na posição aberta e não conecte o cabo de aço de acionamento. Assim o acionamento do ar quente fica controlado apenas pelo botão acionando a portinhola (como nos modelos após 2006). Quando esta válvula tranca o botão do ar quente não volta até o final de curso (azul).

 

figs 14 15

Caso Haja vazamento de água do sistema de arrefecimento no radiador de ar quente, dentro do painel, a substituição desta peça não implica na retirada do painel, ele sai pela lateral da caixa de ventilação pelo lado do passageiro.

fig 16

 

Estes e vários outros problemas comuns neste modelo, podem ocorrer simultaneamente.

 

Mário Meier Ishiguro

www.ishi.com.br

 

Rua 2500, n° 1236 (esq. c/ Marginal Leste) Bairro: Centro | CEP: 88330-396
Balneário Camboriú - Santa Catarina – Brasil
Fone: 47 3264-9677 - ishiar@gmail.com
Desenvolvido por Aqui Cursos - Soluções para Web