Dicas - Picasso 2002 - principais problemas no sistema de ar condicionado

Sistema de ar condicionado do Xsara Picasso 2002, problemas mecânicos.

Como qualquer outro sistema de ar condicionado, este modelo, também pode apresentar problemas, vamos comentar alguns:

 

Evaporadores:

É muito comum o vazamento de fluido refrigerante nos evaporadores tanto dianteiro como no traseiro.

Para acessar o evaporador dianteiro deve-se remover o painel, retirar e abrir a caixa evaporadora.

O evaporador traseiro fica embaixo do banco dianteiro direito.

Também pode ocorrer o vazamento na válvula de expansão traseira, junto ao evaporador, que se retirado, pode-se limpar o filtro antipólen traseiro.

 

Compressor:

Fabricado pela Sanden, é um compressor de pistões axiais de cilindrada variável, que pode apresentar eventuais vazamentos.

Também há queixas de compressores ruidosos, com baixa quilometragem, esses ruídos são a soma de folgas e não tem reparo.

No caso de vedações vazando, válvula compensadora de fluxo ou rolamento da polia ruidoso, não é preciso trocar o compressor, essas peças podem ser substituídas.

 

Condensador:

É raro, mas pode vazar por corrosão ou por perfurações de pedras ou colisões.

Mas os resistores do eletroventilador, podem queimar com mais frequencia.

 

Válvula de expansão dianteira:

Pode apresentar vazamentos e em determinadas condições de desgaste, regulagem e pressões, podem também apresentar um ruído, uma espécie de “assobio ou uivo” eventual, que não prejudica o funcionamento, mas causa incomodo ao cliente.

 

Filtro antipólen:

É um item de troca periódica, principalmente se o veículo trafega por regiões com muito pó. Seu acesso é fácil, no cofre do motor, acima das conexões de serviço, uma tampa plástica com 3 porcas plásticas.

O filtro antipólen traseiro, fica embaixo do banco do passageiro e raramente é substituído.

 

Ventilador interno dianteiro inoperante ou ruidoso:

A falha no ventilador é causada pelo desgaste das escovas e coletor. Nos modelos manuais, pode ocorrer também o derretimento do terminal da resistência da ventilação ou até a queima da resistência. (igual ao 206, 207 e 307)

Por ter um filtro antipólen antes do ventilador, quando coletado ar do interior do veículo (com o reciclo), pode haver a captação pequena de papéis, folhas e sujeira, o que resulta além de sujeira na caixa de ventilação, também em ruído e desbalanceamento do ventilador e desgaste prematuro.

 

Eletrônica:

A parte eletrônica é a mais "querida" pelos reparadores, que nem sempre conseguem entender ou acessar o seu circuito...

 

 

outras dicas

Rua 2500, n° 1236 (esq. c/ Marginal Leste) Bairro: Centro | CEP: 88330-396
Balneário Camboriú - Santa Catarina – Brasil
Fone: 47 3264-9677 - ishiar@gmail.com
Desenvolvido por Aqui Cursos - Soluções para Web