Dicas - MÉGANE 2007

  • MÉGANE 2007
  • POSIÇÃO DO TUBO DE ORIFICIO CALIBRADO
  • COMANDO DO AC
  • COMPRESSOR CVC DELPHI
  • ENGATE RÁPIDO DE ALTA NA LINHA DE BAIXA
  • ENGATE RÁPIDO DE ALTA NA LINHA DE BAIXA
  • ACESSO AO FILTRO DE CABINE
  • VENTILADOR INTERNO
  • TRANSDUTOR DE PRESSÃO
  • JUNTAS DAS CONEXÕES SÃO ESPECIAIS DA RENAULT

Aqui vamos comentar sobre alguns detalhes interessantes do sistema de ar condicionado do modelo: Mégane 2007 Em geral esse modelo apresenta boa eficiência e foi caracterizado por alguns detalhes no sistema de ar condicionado. Ele é equipado com um compressor DELPHI CVC (importado) de 5 cilindros de fluxo variável (125 cm³) com aproximadamente 150ml de óleo PAG 46. Este compressor já teve uma procura em oficinas de reparação de ar condicionado. A carga de fluido refrigerante é de cerca de 550g. O sistema possui um tubo de orifício calibrado na saída do condensador e não utiliza válvula de expansão. Na linha de baixa (retorno) está o filtro acumulador, que evita o retorno de fluido no estado líquido para o compressor. O monitoramento de pressões fica na linha de alta (antes do tubo de orifício calibrado) e é feito por um transdutor de pressão (3 pinos) que se comunica direto com o módulo de injeção. A tubulação de fluido refrigerante possui apenas uma válvula de serviço na linha de baixa, porém o engate é de linha de alta, o que confunde alguns colegas e atrapalha um pouco a leitura de manômetros e a diagnose de problemas (não tem o engate de serviço na linha de alta). Muitos destes veículos saíram de fábrica sem o filtro antipólen, apesar de possuir o local para colocá-lo na caixa evaporadora junto, antes do evaporador. Isso causou saturação de sujeira no evaporador e parte desta sujeira geralmente caiu no orifício de dreno de condensação da caixa evaporadora, obstruindo-o, levando ao gotejamento de água de condensação dentro do veículo, irritando os proprietários. Para limpar a caixa de ventilação, é necessário retirar a caixa evaporadora (retirar painel). Outro ponto vulnerável é o ventilador interno que pode parar de funcionar. É comum o derretimento dos terminais do ventilador ou do resistor. Picos de pressão na linha de alta ou até mesmo mal contato nos terminais do compressor podem ser interpretados pelo módulo como anomalia e o módulo bloqueia o acionamento do ar condicionado, que só será reabilitado com um scanner adequado.

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