Dicas - GOL G5

  • COMPRESSOR CVC DELPHI
  • FILTRO SECADOR TIPO "CARTUCHO"
  • ENGATE GIRATÓRIO (EXISTEM 2 DIÂMETROS)
  • TRANSDUTOR DE PRESSÃO - TEME UMIDADE
  • VENTILADOR E RESISTOR DA VENTILAÇÃO ( VISTA SUPERIOR, SEM O PAINEL)
  • CAIXA DE VENTILAÇÃO COM O AQUECEDOR
  • DIFERENÇA DA CAIXA DE VENTILAÇÃO COM E SEM AR CONDICIONADO
Comentários sobre o sistema de ar condicionado do GOL G5 (Voyage - SAVEIRO) O GOL G5 compartilha várias peças do ar condicionado do seu “primo” FOX. É um modelo de carro que se faz muito instalação de kits de ar condicionado. O sistema de ar condicionado do Gol G5 é equipado com um compressor CVC (Compressor Variável Compacto) da DELPHI, com 6 cilindros e 125 cm³, de cilindrada variável, com 150ml de óleo PAG (POLY ALQUILENO GLICOL) 46 (VISCOSIDADE) e cerca de 450g de fluido refrigerante R134a. Este modelo de compressor dispensa a utilização de termostato ou sensor anti congelamento do evaporador, pois quando o fluido refrigerante retorna para o compressor com baixa temperatura, próximo de zero grau, o compressor diminui sua cilindrada, seu fluxo é reduzido por uma válvula compensadora termostática (torre). Reduzindo a vazão de fluido refrigerante a eficiência no evaporador diminui momentaneamente, evitando o congelamento do mesmo. O condensador possui filtro secador cartucho na lateral do condensador (interno). Na troca do compressor, devido às limalhas e óleo contaminado, a recomendação é trocar todo o condensador com filtro secador. Mas pode ser encontrado para venda, apenas o cartucho com o elemento dissecante e filtrante. Cabe ao reparador avaliar a condição de saturação interna do condensador e trocá-lo ou tentar lavar o condensador e tentar trocar apenas o refil do filtro secador. Devido a dificuldade de limpeza deste modelo de condensador (MULTI FLOW), A RECOMENDAÇÃO SEMPRE É A TROCA DO CONDENSADOR. Isto deve ser considerado no orçamento. Na saída do condensador há uma mangueira de alta, que em caso de vazamento e reparo, para ser retirada pode quebrar o engate giratório. Esta peça já se encontra no mercado de reposição para a troca. O transdutor “de pressão é responsável por “comunicar” ao módulo de injeção a pressão na linha de alta (líquido) entre o condensador e a válvula de expansão. Desta forma, o módulo de injeção permite ligar ou não o compressor e liga o eletroventilador somente quando for necessário. Este transdutor pode apresentar vazamentos internos ou deixar de funcionar. O resistor da ventilação tem o acesso bem “escondido”, em cima da caixa de ventilação, antes do alojamento do filtro antipólen. ESTE RESISOTOR COSTUMA QUEIMAR. Este modelo (até 2010) vem sem o filtro antipólen, mas algumas oficinas “adaptam” filtros antipólen. A falta deste filtro ocasiona acumulo de sujeira no evaporador, resultando em diminuição da ventilação, falta de eficiência e até mal cheiro nos difusores. É possivel adaptar este filtro de cabine, as tampas do filtro de cabine são vendidas separadamente nas concessionárias. O EVAPORADOR É UM "VILÃO". O evaporador é um ponto que tem procura no mercado, pois pode apresentar vazamentos, mas cuidado existem dois modelos: um é fabricado pela DENSO e outro pela BEHR, geralmente o da BEHR tem mais procura nos distribuidores.
Rua 2500, n° 1236 (esq. c/ Marginal Leste) Bairro: Centro | CEP: 88330-396
Balneário Camboriú - Santa Catarina – Brasil
Fone: 47 3264-9677 - ishiar@gmail.com
Desenvolvido por Aqui Cursos - Soluções para Web