Dicas - ECOSPORT 2005

  • ECOSPORT
  • COMPRESSOR HALLA
  • COMPRESSOR SANDEN DO MOTOR 2.0
  • FILTRO ACUMULADOR
  • RESISTOR DO ELETROVENTILADOR DO CONDENSADOR
  • BOX DOS RELÉS DO ELETROVENTILADOR E COMPRESSOR
  • PRESSOSTATO DE ALTA
  • TUBULAÇÃO DE ALTA ATRITANDO COM O CHICOTE ( FIAÇÃO) CAUSANDO VAZAMENTOS DE FLUIDO REFRIGERANTE E CURTO CIRCUITO - PROBLEMA COMUM, NORMAL
  • ENGATES LOCK RING
  • ENGATES LOCK RING
  • FERRAMENTAS ENGATES LOCK RING
  • ACESSO AO FILTRO ANTIPÓLEN
  • PODE-SE CORTAR A TAMPA, NO CONTORNO RETANGULAR DA ABERTURA DO FILTRO, PARA EVITAR RETIRAR O CONSOLE CENTRAL.
  • ACESSO Á TROCA DO FILTRO DE CABINE, RETIRANDO-SE O CONSOLE CENTRAL
  • TUBO DE ORIFICIO CALIBRADO ( CANETINHA) - ESTE SISTEMA NÃO TEM VÁLVULA DE EXPANSÃO
Sistema de ar condicionado A FORD ECOSPORT possui um bom sistema de ar condicionado, tanto nas versões 1.6 ou 2.0. Com um compressor HALLA CLIMATE CONTROL (Koreano) HS15 de 5 pistões duplos (10 cilindros ) e 150 cilindradas fixas. Cerca de 570g de Fluido refrigerante R134a e cerca de 150 ml de óleo PAG 46. Na versão 2.0 é utilizado um compressor SCROLL TR 90 SANDEN. Como qualquer sistema, com o uso, apresenta desgaste e requer manutenção. O compressor pode apresentar vazamentos no lip Seal (selo). Se estiver com ruído interno, oriundo do desgaste das partes móveis, recomenda-se a troca do mesmo. O rolamento da polia do compressor também é outra peça comum de troca. O conjunto de polia embreagem eletromagnética para o acoplamento, sofre desgaste e com o tempo essas superfícies vão se distanciando, a medida recomendada é cerca de 0,5mm entre elas. O sistema de ar condicionado é equipado com um tubo de orifício calibrado no final da linha de alta antes do evaporador (“Orifice tube” e não usa válvula de expansão) e filtro acumulador na linha de baixa (retorno) que trabalha sempre com baixas temperaturas. Este filtro acumulador evita o retorno de fluído no estado líquido para o compressor. O sistema desliga o compressor por baixa temperatura e baixa pressão, na linha de retorno do fluido refrigerante para o compressor. Ele é protegido por um pressostato na linha de baixa, conectado ao filtro acumulador (não tem termostato). Quando a temperatura do fluido refrigerante na linha de baixa fica próximo de 0ºC, sua pressão também abaixa e desarma o pressostato de baixa. O eletroventilador possui duas velocidades, a 1ª velocidade liga junto com o compressor e passa por um resistor. Este resistor pode apresentar problemas de queima do fusível térmico ou derretimento dos seus terminais. É um detalhe que passa despercebido por muitos reparadores. É de fácil diagnose e manutenção e afeta muito o desempenho do sistema. A 2ª velocidade é acionada pelo pressostato quando a pressão na linha de alta chega por volta dos 14 bar. Isso ocorre para manter o fluido refrigerante numa faixa de pressão e temperatura que facilite a condensação (mudança de estado de vapor quente para líquido “morno”). Caso a pressão na linha de alta fique muito elevada, por volta dos 28bar, o pressostato de alta desarma o compressor. O Relé do eletroventilador fica em um “Box” na carenagem do eletroventilador. A tubulação de alta pode ficar atritando com o chicote do eletroventilador e furar a tubulação, causando vazamento do fluido refrigerante. Para a manutenção de tubulações é importante ter as ferramentas do tipo “Spring Lock”. Que são conexões especiais de encaixe. A maioria das caixas de ventilação vinha sem o filtro de cabine. O acesso ao alojamento do filtro antipólen requer a retirada parcial do console central, pois a tampa do alojamento do filtro antipólen, que fica ao lado do acelerador, é alongada para trás do console (desnecessário). No caso do veículo estar sem o filtro antipólen, é possível colocar esta peça e montar novamente o conjunto. A troca deste filtro é recomendada a cada 15000Km ou a cada 6 meses, dependendo do uso.
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