Dicas - C3

  • mangueira de baixa atritando com o chassis
  • TUBULAÇÃO DE ALTA E MANGUEIRA DE ALTA ATRITANDO COM UM SUPORTE
  • COMPRESSOR SANDENS 6V12
  • RESISTOR DA VENTILAÇÃO INTERNA (SISTEMA MANUAL)
  • MANGUEIRA DE BAIXA CORTADA
  • CONDENSADOR c3
  • MANGUEIRAS E TUBOS DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO C3
  • ELETROVENTILADOR COM MÓDULO DE VELOCIDADES
  • VEMTOINHA COM MÓDULO DE VELOCIDADES PWM
O Citröen C3 2005, tem um sistema de ar condicionado muito eficiente, similar ao do Peugeot 206, 207, 307 e Picasso, que partilham uma caixa evaporadora similar. Com relação a manutenção, um dos maiores problemas, são os vazamentos nas tubulações, mas outros componentes , com o uso, também podem apresentar problemas, como segue: A mangueira de baixa e a tubulação de alta ficam muito próximas da polia do compressor, do chassi e do suporte do protetor do Carter, causando eventualmente vazamentos. Talvez o maior motivo de visitas á oficinas de ar condicionado. O filtro antipólen fica localizado na parte externa e em alguns modelos é o mesmo do Peugeot 307. Dependendo do uso, recomenda-se trocar este filtro de 1 a 2 vezes por ano. O radiador de ar quente, mesmo do 206, 207, 307 e Picasso, Antes de trocar, deve-se verificar se é feito pela VALEO ou BEHR. Este radiador tem seu acesso ao lado do pedal do acelerador, sempre recebe água quente do sistema de arrefecimento, algumas pessoas reclama da sensação de calor junto ao pé direito (acelerador) e não é necessário retirar o painel para trocá-lo. O aceso à conexão de serviço de alta pressão foi prejudicado pelo reservatório de gasolina (flex). O sistema trabalha com cerca de 500 a gramas de fluido refrigerante R134a. O filtro secador fica dentro do condensador, ou seja, se necessário trocar o filtro secador ou fazer flushing na tubulação, o condensador deve ser substituído A CADA TROCA DO COMPRESSOR. O compressor é de cilindrada variável, com 120 cc, com sistema de embreagem eletromagnética, SANDEN modelo: SD 6V 12. Utiliza cerca de 150 ml de óleo PAG 46. O compressor é bastante durável e eventualmente pode apresentar vazamento na vedação do virabrequim ou problemas na válvula compensadora de fluxo interna. O monitoramento da pressão do fluido refrigerante é feito na linha de alta, por um transdutor de pressão, que informa o módulo de injeção. O comando é do ar condicionado pode ser analógico ou digital, mas não costumam apresentar problemas. Já as versões mais simples, com comando do ar condicionado manual, podem apresentar problemas no resistor da ventilação interna, com o derretimento do terminal do resistor e conseqüente parada da ventilação forçada.
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