Dicas - PALIO 1.6 CARACTERISTICAS DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO

  • COMANDO DO AR QUENTE E AC
  • COMANDO DO AR QUENTE
  • VALVULA DE AR QUENTE
  • COMPRESSOR DENSO 10PA15 PALIO
  • CONDENSADOR
  • FILTRO ANTIPÓLEN OU FILTRO DE CABINE
  • CAIXA EVAPORADORA SUJA
  • LIMPEZA DA CAIXA EVAPORADORA
  • CAIXA DE VENTILAÇÃO SUJA
  • RECICLO
  • RADIADOR DE AR QUENTE
  • REMOÇÃO DO PAINEL PARA LIMPEZA DA CAIXA EVAPORADORA
  • PRESSOSTATO
  • resistencia da 1ª velocidade do eletroventilador
  • resistencia da ventilação interna
  • válvula do ar quente ( torneira)
  • ventilador interno ( para remove-lo, deve se retirar todo o painel)

CARACATERISTICAS DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO DO PALIO 1.6.

O palio 1.6 utilza um compressor DENSO 10P15 de 150 cc fixas, utiliza cerca de 700 g de fluido refrigerante R134a e cerca de 180 ml de óleo PAG 46 (ND 08).

O compressor e as mangueiras de fluido refrigerante não costumam ser problemáticos neste modelo.

Mas como o compressor fica na parte frontal inferior direita do motor. É bastante comum que o compressor acabe colidindo com o chão, entortando o suporte e tensor da correia do compressor e em alguns casos quebra a carcaça do compressor.

A correia é do tipo poly V e só aciona a polia do compressor.

 O condensador é do tipo serpentina, com dutos de micro canais, mas de fluxo série paralelo.

O filtro secador é externo após o condensador e o pressostato.

 

O pressostato de 4 pinos tem 3 funções:

·         É responsável por não permitir que o compressor funcione sem fluido refrigerante (pressão abaixo de 2bar).

·         Se a pressão na linha de alta for muito elevada (cerca de 31bar) ele desliga o compressor

·         Quando a pressão de alta subir (cerca de 15bar) ele fecha um contato e envia sinal para o relé do eletroventilador, para acionar a 1ª velocidade do eletroventilador.

A 2ª velocidade do eletroventilador é acionada pelo relé eletrônico, alguns segundos após o acionamento da 1ª velocidade.

 Este pressostato pode apresentar problemas mantendo sempre o acionamento do eletroventilador acionado, neste caso este pressostato deve ser substituído. Ele pode ser retirado sem vazar o fluído refrigerante, pois em sua base há um ventil schrader.

O resistor do eletroventilador pode queimar ou derreter os terminais, fazendo com que o eletroventilador só venha a funcionar na 2ª velocidade. Assim a pressão do fluido refrigerante fica elevada, afetando a eficiência e a durabilidade do sistema.

O filtro antipólen é localizado após o ventilador e seu acesso é ao lado do pedal do acelerador, uma tampa vertical junto à caixa evaporadora. Sua substituição é recomendada, dependendo do uso, a cada 6 meses ou 15 mil km.

Em caso de saturação deste filtro, a vazão do fluxo de ar é reduzida e a eficiência é diretamente afetada.

De 96 a 98 o filtro antipólen era do tipo “sanfona”, mas de 98 a 2000 foi colocado um filtro tipo “tela”, o que dificultou sua remoção e recolocação.

Como o filtro antipólen do Palio fica posicionado após o ventilador, é comum o acumulo de sujeira na caixa evaporadora. Esta sujeira além de sujar muito o ventilador, também pode vir a obstruir o dreno da bandeja coletora, no fundo da caixa evaporadora. Quando isso ocorre, a umidade que condensa da passagem do ar pelo evaporador, pode transbordar e vazar pelas laterais da caixa de ventilação dentro do carro, apenas quando o ar condicionado estiver ligado.

Para limpar a caixa evaporadora, a bandeja e o dreno, é necessário retirar o painel.

Para trocar o motor de ventilação também é necessário abrir toda a caixa de ventilação. Já o resistor da ventilação, pode queimar, principalmente quando o filtro antipólen está saturado ou o ventilador está muito sujo ou desgastado.

  A placa eletrônica do painel de comando também costuma derreter ou dar mal contato em seu circuito.

O botão do acionamento do sistema de reciclo eventualmente deixa de funcionar por mal contato ou o servomotor do reciclo pode travar, geralmente deixando o reciclo sempre aberto para sujeira do exterior.

Mas o que realmente caracterizou o Palio, foi o sistema de ar quente.

Acionado por cabo e “torneira” (válvula de ar quente). Esta válvula costuma travar ou abrir e não vedar mais, causando saída de ar quente nos difusores.

O comando do ar quente costuma travar o botão e se for forçado, pode quebrar a alavanca ou cremalheira do comando ou até mesmo entortar (e viciar) o cabo de aço de acionamento.

O estado de conservação, limpeza do fluido do sistema de arrefecimento do motor, afeta diretamente a durabilidade desta válvula. Não adianta trocar esta válvula se o sistema de arrefecimento estiver muito sujo, pois a válvula de ar quente irá travar novamente.

Ao trocar a válvula de ar quente o O`ring deve ser substituído.

Para substituir o radiador de ar quente do Palio 1.6 (em caso de vazamento), o painel deve ser removido para dar espaço à passagem do radiador de ar quente. 

 

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