Dicas - SISTEMAS DE RECICLO

Sistemas de reciclo:

 

Para que serve?

Para dar a opção de coletar o ar do exterior ou do interior do habitáculo, ou seja renovar ou não o ar.

 

Quando deve ser usado?

Recomenda –se o uso, com o ar condicionado ligado, para evitar a entrada de ar externo, com umidade, fumaça, mau cheiro, poeira, etc.

 

Deve-se considerar que se utilizarmos, sem o ar condicionado ligado, o ar no interior do habitáculo, ficará cada vez mais úmido, podendo causar mal estar do motorista e passageiros e inclusive pode haver embaçamento dos vidros, por isso, deve-se evitar o uso prolongado apenas com a ventilação.

 

Por outro lado, se o ar condicionado estiver ligado, ocorrerá o contrário, o ar no interior do habitáculo, ficará cada vez mais seco, pois a umidade será retirada no evaporador e sua condensação será drenada para o exterior do carro. Desta forma, a eficiência e a sensação térmica melhoram muito. Porém, em utilização prolongada,  algumas pessoas podem ter irritação nos olhos, nariz e garganta, causada pelo ar mais seco e frio.

 A utilização do reciclo, junto com o ar condicionado ligado, também reduz sensivelmente o consumo de combustivel, se comparado ao uso do ar condicionado ligado sem o reci clo.

 

Por isso dizer que o sistema de reciclo é perigoso ou não deve ser utilizado, é um MITO, pois se fosse perigoso, haveria o desenho de uma caveira no botão....

 

Com o sistema de reciclo ligado, também se evita a entrada de sujeira para dentro da caixa de ventilação (em alguns modelos o filtro antipólen fica após o ventilador e alguns outros modelos, vêm de fábrica, já sem o filtro antipólen).

 

É importante que o motorista saiba para que serve este sistema e ele que tome a decisão de quando usar ou não o sistema de reciclo...

 

Em alguns modelos, como o Classe A, o reciclo é desligado automaticamente, após alguns minutos.

 

É muito comum, o sistema de reciclo estar danificado em modelos como o Astra 98..., Tipo, Mégane, Palio 97, Mondeo 97, Ka, Fiesta, etc , deixando o “damper” ou portinhola, aberta na posição de coleta de ar externo. Reduzindo consideravelmente a eficiência do ar condicionado.

 

Nos modelos Astra e Mégane, quando o eixo de acionamento do damper quebra, pode-se ouvir  um “clap” intermitente na caixa de ventilação, pois o servomotor aciona o eixo, que quebrado, escapa do alojamento e causa o ruído.

 

Geralmente, os sistemas de reciclo que menos incomodam, são os acionados por cabos de aço, como o do Corsa 97 e Hi lux.

 

Dica:

 

Um teste RÁPIDO E PRÁTICO para verificar se o sistema de reciclo funciona:

 

Uma pessoa dentro do carro ligado, fecha todas as portas e os vidros, porém o vidro do motorista deve ficar cerca de 1 a 2 cm aberto (uma pequena fresta). No interior do carro, liga-se o ar condicionado ligado na ventilação máxima, sem acionar o reciclo. A pessoa do lado de fora aproxima o rosto da abertura do vidro e vai sentir o ar saindo por esta pequena abertura. Em seguida a pessoa no interior do carro, liga o reciclo (também chamado de frio máximo, ou MÁX.), se ele estiver funcionando, o fluxo de ar irá parar, pois não haverá insuflamento de ar para o interior do veículo, assim , não há por que sair ar.

 

A pessoa no interior do veículo irá reparar que o ruído do ventilador aumenta com o reciclo ligado, pois o ventilador coleta ar do carro e o recircula, aumentando inclusive a vazão de ar, pois a perda de carga é menor. Esse teste pode ser realizado várias vezes, pois é empírico, não sendo possível se quantificar, depende do sentido do técnico.

 

Para se ter certeza, deve-se desmontar o conjunto.

 

Os “dampers” ou portinholas de reciclo, geralmente são acionadas por cabos, servomotores ou cilindros pneumáticos.

 OUTRAS DICAS

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